Larva

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados, veja Larva (desambiguação).
Larva de “Vanessa indica".
Larva de mosquito

Em biologia chama-se larva a qualquer forma de um animal em desenvolvimento (ou seja, que ainda não atingiu a maturação sexual) que é diferente do estado adulto.

A larva pode ter um aspecto semelhante ao adulto (por exemplo, nas baratas), ou ter formas completamente diferentes, como é o caso dos estados larvares das borboletas. No caso de animais como as baratas, a larva é mais corretamente chamada de ninfa; uma ninfa pode ou não ser diferente do adulto (um exemplo de ninfas diferentes encontra-se nos Odonata (libélulas). A principal diferença entre uma ninfa e uma larva, portanto, é que apenas esta última possui pupa. Mas em qualquer caso, para além da larva não possuir capacidade reprodutiva e não ter ainda totalmente formados todos os órgãos que caracterizam a espécie, pode ter órgãos que o adulto não tem.

O processo de transição de um estado larvar para outro ou para o estado adulto chama-se metamorfose.

Os mamíferos, aves e répteis, colectivamente classificados como Amniota por terem à volta do embrião uma membrana chamada âmnion, não apresentam estados larvares, mas apenas um estado juvenil. Quando o ovo eclode, ou seja, quando o indivíduo nasce, tem já todos os órgãos que os adultos possuem, embora possam não estar totalmente formados.

A única estrutura que o juvenil dos Amniota pode possuir e que perde a seguir à eclosão é um "dente" córneo na extremidade da cabeça que o auxilia a quebrar a "casca" do ovo, no caso da sua membrana exterior estar calcificada, como é o caso das aves e alguns répteis.

Ver também

Ícone de esboço Este artigo sobre animais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.