Lee Tamahori

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Lee Tamahori (Wellington, 17 de junho de 1950) é um diretor de filmes da Nova Zelândia. Iniciou a carreira como artista de comerciais e fotógrafo, no final dos anos 70.

Tamahori é descendente māori pelo lado de seu pai e britânica pelo de sua mãe.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Depois de Once Were Warriors de 1994, que foi grande sucesso na Nova Zelândia, ele mudou-se para Hollywood e dirigiu Mulholland Falls, de 1996, que não foi bem recebido comercialmente e nem pela crítica. Esse filme foi seguido pelo bem-sucedido Edge, em 1997, e então pelo famoso Die Another Day, de 2002. Também dirigiu muitos episódios de shows de TV, em particular um episódio de The Sopranos, durante a segunda temporada.

O Vidente, lançado em 2007, foi o mais recente filme dirigido por Tamahori. Ele é baseado em The Golden Man, uma pequena história de Philip K. Dick. No filme, estrelaram Nicolas Cage, Julianne Moore e Jessica Biel.

Filmografia[editar | editar código-fonte]