Lego Duplo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Blocos DUPLO e clássicos em comparação com uma moeda de 1 Euro.
Blocos DUPLO e clássico.

DUPLO é uma linha dos brinquedos LEGO voltada para o segmento de crianças mais pequenas, com peças maiores e mais fáceis de ser manuseadas por este público, sendo, assim, mais seguras.

Em proporção, os blocos DUPLO são duas vezes maiores em comprimento, largura e altura (oito vezes em volume), do que os blocos clássicos, com os quais mantém a compatibilidade.

Lançado em 1969, a partir de 1977, a linha passou a oferecer conjuntos com figuras, carros e casas.

A linha DUPLO apresenta novidades a cada ano, tendo a própria logomarca sido alterada duas vezes. Vários conjuntos têm sido relançados ao longo da sua história. Os temas mais populares são os de fazenda, zoológico, polícia, bombeiros, avião e trem.

História[editar | editar código-fonte]

Inventados em 1967, os primeiros blocos DUPLO, com duas filas de quatro pinos, fizeram a sua estréia em 1969. Eram produzidos em quatro cores básicas: vermelho, amarelo, azul e branco. Os pinos tinham menos capacidade de pressão (para se manterem conectados) do que os atuais, e os tubos (embaixo) tinham quatro saliências para uma melhor conexão com os blocos LEGO tradicionais. O conjunto 510 oferecia nove blocos DUPLO juntamente com oito blocos tradicionais, enquanto que o conjunto 511 oferecia dezenove DUPLO com oito clássicos. Ambos os conjuntos foram concebidos tendo como público-alvo as crianças mais pequenas. O código 510 seria posteriormente utilizado por outros conjuntos LEGO.

No ano seguinte (1970) dois novos conjuntos foram acrescentados à linha, com placas circulares de oito filas de oito pinos. No catálogo de produtos de 1971 os conjuntos encontravam-se indicados para crianças entre um e dois anos de idade, mas ainda eram produzidos e comercializados em mistura com blocos clássicos, concebidos para crianças na faixa dos três aos doze anos. Em 1972 foi introduzido o bloco com dias filas de dois pinos, presente nos conjuntos até hoje.

Apenas em 1975 a linha se individualizaria, sendo oferecidos ao público cinco conjuntos constituídos exclusivamente por blocos DUPLO. Novos itens foram acrescidos à linha como o bloco circular de duas filas de dois pinos e um pequeno vagão de quatro rodas com duas filas de seis pinos com sistema de acoplamento por encaixe nas duas extremidades. Este vagão é comercializado até aos nossos dias. Com estas inovações, a LEGO visava o segmento de crianças a partir de um ano e meio de idade, pretendendo que, quando as crianças atingissem os três anos de idade, fizessem a descoberta de que os blocos DUPLO podiam ser utilizados em conjunto com os blocos clássicos.

Mais tarde, em 1977 a logomarca DUPLO foi abandonada em favor da marca LEGO Preschool (LEGO pré-escola). Pequenas figuras com a proporção de dois por dois pinos foram introduzidas. Elas tinham uma cabeça cilíndrica e um corpo afilado, sem braços, com design semelhante aos bonecos Little People da Fisher-Price. Uma outra novidade foi a introdução de uma nova peça com o formato de um meio-arco. Os novos conjuntos passavam a incluir além das figuras, portas e vagões de duas filas de seis pinos que podiam ser utilizadas pelas crianças quer como carros quer como trens.

A marca DUPLO foi ressuscitada em 1979 apresentando um novo logotipo com a figura de um coelho estilizado.

Em 1983, novas figuras DUPLO surgiram, denominadas comumente como "pessoas Duplo". estas figuras apresentavam cabeças, braços e pernas móveis, assemelhando-se a grandes minifigs LEGO. Ao contrário das minifigs, entretanto, as "pessoas Duplo" não eram desmontáveis para poderem ser manuseadas de forma segura por crianças pequenas. Nesse mesmo ano, o conjunto número 2700 foi lançado, apresentando um modelo de locomotiva com dois vagões.

A próxima novidade chegou em 1986, na forma de uma casa de bonecas DUPLO com portas deslizantes. O conjunto incluía as figuras de "pessoas DUPLO" correspondentes a família com um pai, uma mãe e uma criança pequena.

Em 1987, o catálogo de produtos indicava a linha como apropriada para crianças com até cinco anos de idade, informação atualizada no ano seguinte para crianças de um ano e meio a cinco anos de idade.

A década de 1990 iniciou-se em 1991, com a indicação da linha estendida para crianças de zero a cinco anos de idade, subdividida em:

  • DUPLO Baby, segmentada para crianças de zero a dois anos de idade, com peças grandes, coloridas, com sons e movimentos, destinados à estimulação precoce essencial ao desenvolvimento psicomotor neste estágio da vida;
  • DUPLO Building Sets, segmentada para a faixa de um ano e meio a cinco anos de idade;
  • DUPLO Play Sets, segmentada para a faixa de dois a cinco anos de idade, conjuntos temáticos com maior realismo, destinados a crianças na pré-escola;
  • DUPLO Play House, idem, sobre os temas casa (ambientes de cozinha, sala de estar, banheiro, quarto dos pais e quarto das crianças) e família (avós, pais e filhos);

O ano de 1992 trouxe o lançamento da linha DUPLO Toolo, voltada para habilidades requeridas pela pré-escola. Os seus conjuntos incluíam uma ferramentas como uma chave de boca e uma chave de fendas para o correto encaixe das peças com parafusos.

1993 trouxe um trem com trilhos cinzentos, incluindo os de parada e de partida. Posteriormente, dois novos trens seriam acrescentados a esta linha.

No ano de 1995, a linha era indicada para crianças dos seis meses aos seis anos de idade, segmentada em:

  • LEGO Primo, lançamento voltado para bebês dos seis aos vinte e quatro meses de idade, constituído por quatro conjuntos educacionais e divertidos, com a função de estimular a coordenação motora e espacial, além das habilidades de pegar. Os blocos, fáceis de empilhar, segurar, rotacionar e chacoalhar, eram apresentados em cores brilhantes, alguns com sons de chocalho, visando complementarmente desenvolver os sentidos do bebê, auxiliando-o a explorar o mundo ao seu redor. Esta linha tinha um único pino, redondo, no topo. As suas peças tinham a proporção de quatro vezes o tamanho do DUPLO, oito vezes o tamanho do bloco clássico. De maneira a otimizar a combinação com os blocos DUPLO, blocos adaptadores foram lançados pelo canal de vendas diretas da LEGO (conjunto 5022).
  • DUPLO Building Sets - voltada para a faixa de 1½ a 5 anos, composta por baldes e caixas, maletas e mesas de construção, oferecendo soluções para o armazenamento das peças.
  • DUPLO Play Sets - dos dois aos cinco anos de idade, destinado a estimular o roleplaying, desenvolvendo a imaginação e a sociabilidade da criança. Apresentava os temas:
    • Airport (Aeroporto)
    • Animal World (Mundo Animal)
    • Doctor (Médico)
    • Farm (Fazenda)
    • Fire (Bombeiros)
    • Ocean World (Mundo Oceânico)
    • Vehicles (Veículos)
  • Play Trains - para a faixa dos dois aos seis anos de idade, permitindo projetar e construir não apenas os trens, mas também os seus circuitos (ferrovias).
  • DUPLO Play House - para a faixa dos dois aos seis anos de idade, permitindo projetar e construir as próprias residências.
  • DUPLO Toolo - para a faixa dos três aos seis anos de idade, .

A partir de 1999 a linha passaria a contar com conjuntos produzidos sob licença. O pioneiro foi a linha DUPLO Winnie the Pooh, da Disney.

No catálogo do ano de 2000, eram oferecidas as seguintes linhas:

  • Baby - de zero a trinta e seis meses de idade
    • Baby Mickey - de seis a trinta e seis meses de idade, com os personagens da família Mickey Mouse, licenciados pela Disney
  • DUPLO - de um ano e meio a cinco anos de idade

A marca DUPLO foi abandonada uma vez mais, desta vez em favor de LEGO Explore em 2002, divulgada como "o primeiro sistema de jogo do mundo completamente integrado para crianças em idade pré-escolar". Era segmentada como:

  • Explore sendo eu – a partir dos seis meses de idade
  • Explore juntos – a partir dos doze meses
  • Explore imaginação – a partir dos dezoito meses
  • Linha Bob, the Builder, a partir dos dois anos de idade, sob licença da HIT Entertainment PLC.

No catálogo de produtos da Primavera de 2004 ainda havia um lembrete que a linha DUPLO agora era denominada de LEGO Explore, mas no mesmo ano, no Outono, a bem-conhecida marca DUPLO retornava, agora com a figura estilizada do coelho redesenhada.

Em 2005 foram divulgados:

  • LEGO Quatro, lançamento voltado para crianças de um a três anos de idade. Estes "tijolos" eram duas vezes maiores do que os Duplo, com os quais mantinham a compatibilidade e tinham uma textura mais suave.
  • Baby - dos três aos dezoito meses de idade
  • DUPLO, nas linhas:
    • Ville - dos dois aos cinco anos de idade
    • Train - dos dois aos seis anos de idade
    • Bob, the Builder, sob licença da HIT Entertainment PLC.
    • Racers - linha Ferrari, sob licença da Ferrari S.p.A.
    • Castle - dos três aos seis anos de idade
    • Bulk
    • Princess Castle - dos três aos seis anos de idade, voltada para o público feminino infantil.

O catálogo de produtos do ano de 2006 indicou a linha para dos dois aos cinco anos de idade, nos segmentos:

Atualmente o fabricante produz conjuntos DUPLO sob licença com os personagens dos universos Dora the Explorer, Bob, the Builder e Thomas & Friends. Do mesmo modo, os conjuntos DUPLO ainda incluem os populares temas de fazenda, zoológico e trens, acrescidos dos novos cidade, castelo e piratas (lançamento 2007).

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • KRISTIANSEN, Kjeld Kirk (Prefácio). The Ultimate LEGO Book. New York: DK Publishing Book, 1999. ISBN 0-7894-4691-X.
  • WIENCEK, Henry. The World of LEGO Toys. New York: Harry N. Abrams, Inc., Publishers, 1987. ISBN 0-8109-2362-9.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]