Leiji Matsumoto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde fevereiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Leiji Matsumoto
Akira Matsumoto (松本 晟 Matsumoto Akira)
Leiji Matsumoto2 cropped.jpg

Nascimento 25 de janeiro de 1938 (76 anos)
Local Kurume, Fukuoka, Japão
Área(s) de atuação Mangaká, character design, ilustração
Trabalhos de destaque Uchū Senkan Yamato, Captain Harlock, Galaxy Express 999

Leiji Matsumoto (松本 零士, Matsumoto Reiji?, Kurume, 25 de janeiro de 1938) é um mangaka, criador de diversas séries de animes e mangás. Seu nome verdadeiro é Akira Matsumoto (松本 晟, Matsumoto Akira?). Se tornou célebre por suas diversas séries de ficção científica, entre elas Uchū Senkan Yamato, Captain Harlock e Galaxy Express 999.[2]

Ópera espacial[editar | editar código-fonte]

Alguns fãs idolatram Matsumoto por suas histórias de ficção científica que, para muitos, eram consideradas verdadeiras ópera espaciais (devido à carga dramática e muitas vezes épica das histórias). O maior exemplo disso é sua obra-prima, Patrulha Estelar (também conhecida como Starblazers nos Estados Unidos e como Space Battleship Yamato no Japão).

Autores de sucesso como Toshio Okada e Eiichiro Oda declararam que o romantismo presente nas histórias de Leiji serviram de inspiração para suas próprias obras.

Seu estilo é caracterizado por heróis trágicos: mulheres altas, magras e com aparência frágil, porém de forte determinação e, em alguns casos, com poderes divinos. Já com relação aos homens, muitos demonstram habilidades especiais que os destacam dentre os outros, além da recorrente determinação. Casos amorosos entre pessoas de temperamentos diferentes também são muito explorados, além de muitas espaçonaves e batalhas espaciais.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Matsumoto estreou em sua carreira utilizando seu nome real, Akira Matsumoto, em 1953. Nos primeiros anos de sua carreira ele desenhou no estilo shojo manga (para garotas).

Ele começou a fazer certo sucesso com Otoko Oidon, uma série de crônicas sobre a vida de um Ronin (um jovem que se preparava para realizar exames para a Universidade), em 1971. Na mesma época ele começou uma série de histórias curtas que se passavam na Terceira Guerra Mundial.

Em 1974 ele concebeu Space Battleship Yamato e em 1977 outras de suas obras mais conhecidas: Captain Harlock e Galaxy Express 999. Estas obras acabaram por fazê-lo um dos artistas mais populares na indústria de manga. Versões animadas destas séries acabaram por se tornar grandes sucessos.

Um pouco esquecido após os anos 80, Matsumoto teve algumas de suas obras transpostas para a animação após a década de 90. Sua volta triunfal se deu pelo longa de animação Interstella 5555: The 5tory of the 5ecret 5tar 5ystem. Tratava-se de uma experiência audio-visual concebida pelo grupo de música techno francês Daft Punk. Sem falas, o filme inteiro era como que uma colagem de video-clips das músicas do grupo, animados ao estilo de Matsumoto. Unidos, estes clips formavam uma história com início, meio e fim.

Leiji ou Akira[editar | editar código-fonte]

O nome Leiji (seu nome de carreira) é a versão chinesa do nome japonês Akira (seu nome verdadeiro).

Lista de Trabalhos[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Leiji Matsumoto, Shigeru Mizuki Earn Government Honors (em inglês) Anime News Network (6 de novembro de 2010). Página visitada em 3 de fevereiro de 2013.
  2. a b Celebrated Manga Author Leiji Matsumoto Honored With Prestigious Ordre des Arts et des Lettres At The Rank Of Knight (em inglês) Anime News Network (27 de outubro de 2012). Página visitada em 13 de fevereiro de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]