Leonid Kutchma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Leonid Kutchma.

Leonid Danylovytch Kutchma (em ucraniano Леонід Данилович Кучма) GColIH (Tchaikyne, 9 de Agosto de 1938) é um político ucraniano, presidente de seu país de Julho de 1994 a Janeiro de 2005. Sucedeu-lhe Viktor Yushchenko.

Kutchma estudou na Universidade de Dnipropetrovsk licenciando-se em engenharia de foguetões. Foi engenheiro em Baikonur, bem como membro do Partido Comunista. Desempenhou um importante papel nos projectos de mísseis estratégicos e de foguetões espaciais, como executivo da empresa industrial "Yuzmash", de Dniepropetrovsk. Entre 1990 e 1992 foi membro do parlamento ucraniano e integrou o Comité de Defesa e de Segurança do Estado. Assumiu as funções de primeiro-ministro em 1992.

Abandonou o cargo em Setembro de 1993 para se apresentar como candidato às eleições presidenciais de 1994, tendo sido reeleito em 1999. A 16 de Abril de 1998 recebeu o Grande-Colar da Ordem do Infante D. Henrique. A oposição acusou-o de estar relacionado com o assassinato em 2000 do jornalista Georgiy Gongadze, tendo sido igualmente criticado pelas restrições impostas à liberdade de imprensa.

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Leonid Kuchma
Commons
O Commons possui multimídias sobre Leonid Kutchma
Ícone de esboço Este artigo sobre um político é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.