Luís Gonzaga da Cunha Marelim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Dom Luis Gonzaga da Cunha Marelim, C.M. (Salvador, 17 de abril de 1904 — Salvador, 21 de dezembro de 1991), foi um bispo da Igreja Católica e primeiro bispo da Diocese de Caxias no Maranhão.

Luís Gonzaga da Cunha Marelim
Bispo da Igreja Católica
Bispo-emérito de Caxias
Hierarquia
Atividade eclesiástica
Diocese Diocese de Caxias
Nomeação 19 de julho de 1941
Sucessor Dom Jorge Tobias de Freitas
Mandato 1941-1981
Ordenação e nomeação
Ordenação presbiteral 11 de junho de 1927
Nomeação episcopal 19 de julho de 1941
Ordenação episcopal 07 de setembro de 1941

Dom Augusto Álvaro da Silva

Lema episcopal Adveniat Regnum Tuum

Venha a nós o Vosso Reino

Brasão episcopal
Dados pessoais
Nascimento Salvador

17 de abril de 1904

Morte Salvador

21 de dezembro de 1991 (87 anos)

Nacionalidade brasileiro
Progenitores Mãe: Adélia Ramos Marelim

Pai: Manoel da Cunha Marelim

Funções exercidas Bispo de Caxias (1941-1981)
Sepultado Catedral de Caxias no Maranhão
dados em catholic-hierarchy.orgBisposCategoria:Hierarquia católicaProjeto Catolicismo

Nascido em Salvador na Bahia, membro da Congregação da Missão, foi formado no Seminário do Caraça. Concluiu seus estudos na Casa-mãe do seu Instituto na França, sendo considerado culto, piedoso e inteligente. Após isso, trabalhou na formação de seminários - como era a prática da Congregação da Missão - na direção dos seminários diocesanos e formação do clero.

Episcopado[editar | editar código-fonte]

Em 1941, enquanto reitor do Seminário Santo Antônio, em São Luís, o então padre Luís, de 37 anos de idade, foi surpreendido pela bula de Pio XII nomeando-o bispo da nascente Diocese de Caxias, no sul do Maranhão[1] - um dos maiores e mais pobres territórios do estado, em todos os sentidos.

Dom Luís Marelim permaneceu quarenta anos à frente do bispado de Caxias - território vasto, porém com clero pequeno - , lançando as bases da diocese, criando paróquias e colégios e trazendo institutos religiosos para ajudar na ação evangelizadora da Igreja.

Concílio Vaticano II[editar | editar código-fonte]

No Concílio Vaticano II, Dom Luís Marelim demonstrou posicionamento tradicional, contrapondo correntes progressistas ao ser adepto da interpretação e aplicação fiéis e tradicionais dos documentos e reformas conciliares. Uniu-se ao Coetus Internationalis Patrum e realizou diversas intervenções orais e escritas nas sessões do Concílio. Por essa razão, seu nome figura na lista dos dez bispos do Brasil que mais intervieram durante o Concílio Vaticano II. Atualmente, porém, é pouco conhecido na Diocese de Caxias.

Dom Luís Marelim aplicou as reformas conciliares em sua diocese conforme a correta interpretação dos documentos e declarações do Vaticano II. Também implementou o Missal Romano promulgado pelo Papa Paulo VI[2]

ADVENIAT REGNUM TUUM (Venha a nós o Vosso Reino) foi o lema episcopal de Dom Luís Marelim. Não mediu esforços para estabelecer a diocese que estava nascendo e deixou legado importante para a organização e história de Caxias.

Referências

  1. Couto, Brunno G. (2 de setembro de 2020). «Dom Luiz Gonzaga da Cunha Marelim». Arquivo Caxias. Consultado em 2 de janeiro de 2022 
  2. Coutinho, Sérgio Ricardo; Andrade, William César de (29 de abril de 2019). «A recepção do Concílio Vaticano II em regiões de fronteira: Maranhão e Centro-Oeste (1965-1975)». Revista Eclesiástica Brasileira (259). 598 páginas. ISSN 2595-5977. doi:10.29386/reb.v65i259.1644. Consultado em 2 de janeiro de 2022