Lucas da Feira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Lucas da Feira (nascido Lucas Evangelista em 18 de outubro de 1807, morto em 2 de fevereiro de 1849) foi um cangaceiro nascido filho de escravos em Feira de Santana em 1807 na fazenda Sacco do Limão, no que seria hoje o bairro Pedra do Descanso.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Lucas pertenceu, a princípio, a D. Anna Pereira do Lage, e após o falecimento dela, passou ao domínio do Padre José Alves Franco, vindo mais tarde a caber, em nova partilha, ao pai deste, Alferos José Alves Franco. Durante esta última trasição de senhor, ele fugiu para as matas da cidade de Feira, em meados do ano de 1828, se juntando à uma quadrilha em conjunto com Flaviano, Nicolau, Bernardino, Januário, José e Joaquim,[2] sendo ele preso em 23 de janeiro de 1848 após ser alvejado com um tiro no braço.

Em 2010 houve um projeto para homenagear Lucas da Feira nomeando uma rua com seu nome, mas o projeto foi rejeitado, visto que existe também imagens negativas dele entre os historiadores[3] Foi argumentado que não podia-se esquecer os assaltos que ele cometeu durante vinte anos aos moradores da cidade de Feira de Santana.

Se por um lado, alguns historiados argumentam que Lucas lutou contra a escravidão e foi um Robin Hood baiano, na tendência como teria sido o Zumbi dos Palmares, outros historiadores como Franklin Maxado, Monsenhor Renato Galvão e Hugo Navarro relatam uma vida criminosa atribuída à vida de Lucas.[3] Há um consenso entretanto que Lucas Evangelista ajudou a formar um dos primeiros grupos considerados como cangaço na primeira metade do século XIX.

Referências

  1. Lucas Evangelista, o Lucas da Feira
  2. Foi considerado chefe desta quadrilha durante um interrogatório em um fórum de Feira de Santana
  3. a b Rejeitado projeto que homenagearia cangaceiro Lucas da Feira com nome de rua

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikisource Textos originais no Wikisource
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.