Lumsk

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Dezembro de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Dezembro de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Lumsk
Informação geral
Origem Trondheim
País  Noruega
Gênero(s) Folk rock
Folk metal
Rock progressivo
Metal progressivo
Heavy metal
Período em atividade 1999 - atualmente
Gravadora(s) Tabu Recordings
Página oficial Site oficial
Integrantes
Annelise Ofstad Aar
Vidar Berg
Ketil Sæther
Espen Warankov Godø
Eystein Garberg
Jenny Gustafsson
Espen Hammer

Lumsk é uma banda de folk metal de Trondheim, Noruega. Combina música folclórica (folk) norueguesa com rock progressivo e heavy metal. O grupo tem duas vozes masculinas e femininas com violões, guitarras e bateria.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Depois de ter lançado uma demo independente, a banda disponibilizou um EP chamado "Åsmund Frægdegjevar" em 2001, sob contrato com a gravadora Spikefarm Records. No próximo ano, mudou para a Tabu Recordings e lançou o seu álbum de estréia, que tinha o mesmo título que o EP já lançado, caracterizado pela sua mistura de instrumentos clássicos e heavy metal. As músicas compõem uma narrativa sobre a saga de Åsmund, que na interpretação da Lumsk parte para a Irlanda para resgatar a filha de um rei em um grupo de trolls.

Vários anos depois, a banda lançou o seu segundo álbum, chamado "Troll". Com uma nova vocalista e um novo guitarrista, a música não era tão pesada ou "sombria" quanto no primeiro álbum. O álbum traz também canções menores, e juntas elas não compõem uma narrativa, mas formam histórias entre si mesmas; histórias que foram baseados em mitologia nórdica e foram escritas pelo autor da saga, Birger Sivertsen e sua esposa Kristin.

No mesmo ano a banda lançou o single "Nidvisa", que, para além da Allvis canção do álbum Troll, continha uma canção escrita para o grupo de ativistas "Give Us Back Christmas" ("Gi JULA tilbake oss", em norueguês), em protesto contra a grande loja de departamento "Early Christmas Decorating".

Em 26 de fevereiro de 2007, Lumsk lançou o seu terceiro e longo álbum, intitulado "Det Vilde Kor". Neste álbum, Lumsk acrescentou à sua música a obra Det Vilde Kor, que é uma coleção de poemas escritos pelo famoso poeta norueguês Knut Hamsun. Neste álbum a sonoridade se afasta um pouco do folk metal e incorpora um som um pouco mais sereno e de caráter progressivo.

Em julho de 2007, Espen anuncia no site oficial da banda que Ketil e Siv Lena deveriam sair da banda devido a um bebé que estava para nascer. Eles foram substituídos pelos músicos suecos Håkan Lundqvist e Jenny Gustafsson. A partir de 2008, estarão ainda à procura de um substituto para a vocalista Stine Mari Langstrand, que também deixou a banda em 2007.

Membros[editar | editar código-fonte]

Formação Atual[editar | editar código-fonte]

Membros Antigos[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

Ep's e Singles[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Flag of Norway.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical da Noruega, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.