Métopa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Métope)
Elementos da arquitetura.

A métopa é um espaço existente entre dois tríglifos de um friso dórico; inicialmente era liso, depois passou a receber ornamentações.[1] Também conhecido como ditríglifo e métope.

As métopas são citadas no episódio 13 da segunda temporadade Monty Python's Flying Circus como motivo de discussão de mineiros de carvão.

Partenon[editar | editar código-fonte]

As métopas do Partenon são lajes retangulares colocadas sobre as colunas nos quatro lados do templo. Todas as noventa e duas métopas do Partenon foram esculpidas em alto relevo com cenas da mitologia grega.

No lado oeste, as esculturas mostram combates entre gregos e amazonas. No norte, as cenas da destruição de Troia. No lado leste, os deuses batalham com gigantes.

O tema das métopas sobreviventes no lado sul é uma luta entre centauros e pessoas de Lapith, que deveriam viver no norte da Grécia. Todas as métopas que estão expostas no British Museum mostram esse tema. A ocasião para a batalha é provavelmente o casamento de Perithoos, o rei de Lapith. Os centauros, parte homem e parte cavalo, foram convidados para a festa, mas ficaram bêbados, e aconteceu uma briga entre eles quando tentaram levar as mulheres de Lapith.

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.
  1. Martins, Simone (15 de novembro de 2017). «As métopas do Partenon». Historia das Artes. Consultado em 19 de janeiro de 2023