Manuel Rodrigues Clarinha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Manuel Rodrigues Clarinha
Nome completo Manuel Pereira Rodrigues Clarinha
Outros nomes Dr. Manuel Rodrigues Clarinha
Nascimento 30 de maio de 1905
Penhascoso, Mação
Morte 16 de outubro de 1993 (88 anos)
Lagos
Nacionalidade Portuguesa
Progenitores Mãe: Francisca Pereira
Pai: Manuel Rodrigues Clarinha
Cônjuge Judite Carvalhal França Rodrigues Clarinha
Filho(a)(s) José Manuel França Rodrigues Clarinha
Pedro Jorge França Rodrigues Clarinha
Ocupação Médico e militar
Empregador(a) Caixa de Previdência de Lagos
Caldas de Monchique
Cargo Especialista em Cirurgia e Ginecologia
Médico hidrologista
Serviço militar
Patente Capitão-médico

Manuel Pereira Rodrigues Clarinha, mais conhecido como Dr. Manuel Rodrigues Clarinha (Mação, Penhascoso, 30 de Maio de 1905 - Lagos, 16 de Outubro de 1993), foi um médico e militar português.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Vida pessoal e carreira civil[editar | editar código-fonte]

Nasceu em Penhascoso, no Concelho de Mação, filho de Manuel Rodrigues Clarinha e de sua mulher Francisca Pereira. Concluiu o Liceu em Santarém, e frequentou a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, tendo-se licenciado em 1931. Após a graduação, foi interno em vários hospitais civis, tendo-se especializado em Cirurgia e Ginecologia e Obstetrícia, além de ter frequentado um curso de Hidrologia.

Casou em 1939 com Judite Carvalhal França Rodrigues Clarinha, tendo tido dois filhos, José Manuel França Rodrigues Clarinha e Pedro Jorge França Rodrigues Clarinha.

Após terminar o serviço militar, em 1947, voltou para Lagos, aonde foi voluntário no Hospital da Misericórdia até 1951. Em seguida, formou a Casa de Saúde de Lagos, um estabelecimento médico privado. Desempenhou, ainda, as funções de especialista em Cirurgia e Ginecologia até 1975 na Caixa de Previdência de Lagos e médico hidrologista nas termas das Caldas de Monchique entre 1964 e 1991.

Carreira militar[editar | editar código-fonte]

Em 1933, concorreu com sucesso para o quadro de Médicos Militares do Exército. Promovido a Tenente-médico, foi colocado no Regimento de Lagos em 1937. No ano seguinte, encontrava-se a ocupar a posição de director do Hospital Militar de Lagos.[1] Entre 1943 e 1947, serviu como Capitão-médico no Hospital Militar da Ilha da Madeira.

Prémios e distinções[editar | editar código-fonte]

A autarquia de Lagos colocou, em data desconhecida, o seu nome numa rua da Freguesia de Santa Maria, no Concelho de Lagos.[2]

Existe um busto, feito em sua homenagem, no jardim de Penhascoso.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • FERRO, Silvestre Marchão (2002). Vultos na Toponímia de Lagos. Lagos: Câmara Municipal de Lagos. 358 páginas. ISBN 972-8773-00-5 

Referências

  1. Silva, Marco. «Lagos no Anuário Comercial de Portugal: Ano de 1938». Centro de Estudos Marítimos e Arqueológicos de Lagos. Consultado em 4 de Outubro de 2010. Arquivado do original em 8 de fevereiro de 2009 
  2. «Freguesia de Santa Maria» (PDF). Câmara Municipal de Lagos. Consultado em 4 de Outubro de 2010 
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.