Melanogrammus aeglefinus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde agosto de 2013)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Como ler uma caixa taxonómicaEglefim
Melanogrammus aeglefinus

Melanogrammus aeglefinus
Estado de conservação
Status iucn3.1 VU pt.svg
Vulnerável
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Gadiformes
Família: Gadidae
Género: Melanogrammus
Nome binomial
Melanogrammus aeglefinus
( Lineu , 1758)

O eglefim1 , hadoque2 ou arinca (de nome científico Melanogrammus aeglefinus) é um peixe marinho que se pode encontrar em ambos os lados da costa do Oceano Atlântico.

Características[editar | editar código-fonte]

É um peixe semelhante ao bacalhau. É geralmente encontrado em profundidades entre os 40 e os 133 metros, podendo chegar aos 300 metros. Os espécimes mais jovens preferem as águas mais superficiais, enquanto os mais velhos preferem as mais profundas. O seu habitat compreende temperaturas entre os 2º e os 10°C.

Migração e desova[editar | editar código-fonte]

Não se conhece muito sobre os hábitos migratórios da arinca. O seu local preferido de desova encontra-se ao largo do mar da Noruega, numa área praticamente equidistante das costas da Islândia, das Ilhas Faroés e da Noruega.

Utilização culinária[editar | editar código-fonte]

A arinca é muito popular no norte de Europa, como por exemplo na Noruega e no Reino Unido, onde é comercializado de diversas formas, tais como fresco, fumado, congelado, seco ou em conserva.

A arinca fresca possui uma carne branca de boa qualidade, que pode ser cozinhada das mesmas formas que o bacalhau fresco. A frescura de um filete de arinca pode ser determinada pela sua firmeza. A carne fresca deve também ser translúcida.

Ao contrário do bacalhau, salgar a arinca não funciona bem, sendo, em alternativa, seca ou fumada. Na Escócia, existe uma variedade de arinca fumada denominada Finnan haddie, frequentemente servida cozida em leite ao pequeno-almoço. Nesse país, existe outra variedade denominada Arbroath Smokie, também fumada, que pode ser consumida sem cozedura adicional.

Na Noruega, a arinca é o ingrediente principal das almôndegas de peixe locais, denominadas fiskeboller.

No Reino Unido, é um peixe muito utilizado na preparação do prato Fish and chips.

A arinca é uma excelente fonte de proteínas, contendo também uma porção considerável de vitamina B12, vitamina B6 e selénio. Contém ainda uma dose equilibrada de sódio e de potássio. No cômputo geral, a carne é extremamente magra.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. http://www.priberam.pt/dlpo/eglefim Priberam Dicionário, consultado em 12 de Outubro de 2013.
  2. http://www.priberam.pt/dlpo/hadoque Priberam Dicionário, consultado em 12 de Outubro de 2013.