Mesquita dos Omíadas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde junho de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Mesquita dos Omíadas
(em árabe: جامع بني أمية الكبير)
Vista aérea da mesquita
Vista aérea da mesquita
Região Damasco
País Síria Síria
Coordenadas
Religião Islamismo



Início da construção ca. 636
Fim da construção ca. 638


A Mesquita dos Omíadas, Mesquita de Umayyad ou Grande Mesquita de Damasco (em árabe: جامع بني أمية الكبير, transl.: Ğām' Banī 'Umayyah al-Kabīr) está localizada na cidade de Damasco, capital da Síria. Faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO e é considerada o quarto lugar mais sagrado para os muçulmanos.

A mesquita guarda lindos mosaicos e minaretes de sua construção original.

História[editar | editar código-fonte]

Logo após a conquista de Damasco (636), o califa omíada al-Walid I mandou demolir a basílica cristã em honra a João Batista para construir uma grande mesquita. Inicialmente, a conquista muçulmana não afetou a igreja, pois o edifício era compartilhado pelos fiéis cristãos e muçulmanos. Com o tempo, estes construíram uma estrutura de tijolos de barro encostada na parede sul da igreja para que os cristãos pudessem rezar. De acordo com a lenda, o próprio al-Walid I iniciou a demolição cravando um prego de ouro na estrutura.

A mesquita abriga um santuário no qual acredita-se estar preservada a cabeça de João Batista, que é considerado um Profeta do Islã e chamado Yahya. Supostamente, a cabeça foi encontrada durante as escavações para a construção da mesquita. É também ali que acredita-se que Isa (Jesus) voltará no Fim dos Tempos.

O Mausoléu de Saladino está ali também, num pequeno jardim anexo à muralha norte[1] .

Referências

  1. Inside the Umayyad mosque 6 de maio de 2001, BBC Nwes
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Mesquita dos Omíadas
Ícone de esboço Este artigo sobre o Islamismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.