Micropênis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Micropênis flácido (esquerda)
Micropênis flácido (esquerda)
e ereto (direita)

Um micropênis é normalmente referido no contexto médico como uma condição de um pênis cujo comprimento quando esticado flácido é mais do que 2,5 desvios padrões abaixo do tamanho médio para a faixa etária, porém funcionante.[1] Aproximadamente um em cada 200 homens possui.[2] Algumas causas identificáveis são a deficiência do hormônio do crescimento e/ou gonadotrofinas, pequenos graus de insensibilidade a andrógeno, diversas síndromes genéticas (doenças congênitas) e diversas variações em genes homeobox. Alguns tipos de micropênis podem ser tratados com hormônio do crescimento ou testosterona no início da infância.

Histórico médico[editar | editar código-fonte]

O menor pênis humano já descrito foi reportado em um jornal médico por pesquisadores do departamento de anatomia, fisiologia e genética da Universidade de Oxford. Os pesquisadores citaram que um paciente chamado "Alfred", um músico de 30 anos, "possuía um pênis quase indistinguível de um clitóris." com 2,3 cm.

Esta passagem carece de fontes Atualmente há muito debate na comunidade médica sobre a possibilidade de "Alfred" ser um homem ou um intersexual.

Uma notícia publicada na revista científica New Scientist do dia 6 de Dezembro de 2004 anunciou que "Um novo procedimento cirúrgico permitiu que homens com pênis anormalmente pequenos pudessem desfrutar de uma vida sexualmente completa e urinar de pé, alguns pela primeira vez. Pequenos micropênis já foram aumentados até o tamanho normal sem perder qualquer sensação erógena, dizem os médicos do Reino Unido".[3]

Referências

  1. Pedro N. Gabrich; Juliana S. P. Vasconcelos; Ronaldo Damião; Eloísio A. da Silva. Avaliação das medidas do comprimento peniano de crianças e adolescentes Jornal de Pediatria Scielo. Visitado em 20 de dezembro de 2012.
  2. Abril Cashin-Garbutt, BA Hons. O que é um micropênis? News Medical. Visitado em 20 de dezembro de 2012.
  3. Celeste Biever (6 de dezembro de 2004). Length-boosting surgery for 'micro-penises' New Scientist. Visitado em 20 de dezembro de 2012.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Micropênis