Minnie Pwerle

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Minnie Pwerle (também Minnie Purla[1] ou Minnie Motorcar Apwerl) (nascida entre 1910 e 192218 de março de 2006) foi uma artista aborígena australiana.


Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde Janeiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.

Minnie começou a pintar em 2000, e os seus desenhos tornaram-se populares muito rapidamente. Os seus trabalhos forma exibidos por toda a Austrália e selecionadas por grandes galerias, incluindo a Art Gallery of New South Wales, o National Gallery of Victoria e o Queensland Art Gallery. Com a popularidade, surgiu a pressão dos que desejavam ter o seu trabalho. Foi alegadamente "raptada" por pessoas que queriam que ela pintasse para eles, e houve relatórios dos médias de trabalhos seus falsificados. O trabalho de Minnie é muitas vezes comparado com o de Emily Kame Kngwarreye.

A filha de Minnie, Barbara Weir, é uma artista igualmente respeitada.

Referências

  1. Toohey, Justice John. Anmatjirra and Alyawarra Land Claim to Utopia Pastoral Lease. Melbourne: Aboriginal Land Commissioner, 30 de Maio de 1980. 23–24 pp. Visitado em 15 July 2010.
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) pintor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.