Modelagem de software

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para a metodologia de ensino da matemática, veja modelagem matemática.

Modelagem de software é a atividade de construir modelos que expliquem as características ou o comportamento de um software ou de um sistema de software. Na construção do software os modelos podem ser usados na identificação das características e funcionalidades que o software deverá prover (análise de requisitos), e no planejamento de sua construção[1] .

Frequentemente a modelagem de software usa algum tipo de notação gráfica e são apoiados pelo uso de Ferramentas CASE.

A modelagem de software normalmente implica a construção de modelos gráficos que simbolizam os artefatos dos componentes de software utilizados e os seus inter-relacionamentos. Uma forma comum de modelagem de programas procedurais (não orientados a objeto) é através de fluxogramas, enquanto que a modelagem de programas orientados a objeto normalmente usam a linguagem gráfica UML.

Para a modelagem de processos de negócios (BPM) existe uma ferramenta específica denominada BPMN (Business Process Modeling Notation).

Modelagem também é a arte de criar moldes tanto em fundição (neste caso os de areia) como em calçados e em confecção de peças para o vestuario. No caso desta última, este é obtido por uma das três técnicas básicas: moulage, modelagem geométrica ou simples cópia.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Introdução à Modelagem de Software por Flávio de Oliveira Silva (2015)