Mona the Vampire

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Mona the Vampire
Mona a Vampiro (BR)
Informação geral
Formato
Duração 30 minutos
País de origem  Canadá
Idioma original Inglês
Transmissão original 1999

Mona a Vampiro (no original em inglês: Mona the Vampire) é uma animação de televisão para crianças baseada na série Robyn le Vampire, dirigida por Louise Piche e Jean Caillon, inicialmente baseada em histórias curtas criadas e escritas por Sonia Holleyman e mais tarde por Hiawyn Oram. É principalmente exdibida na YTV e Radio-Canada (Canadá), CBBC (Reino Unido) e pelo Cartoon Network (Polónia) e Tv Cultura (Brasil). A série segue as aventuras extraordinárias da menina de 10 anos, Mona Parker (aka Mona a Vampiro) e seus amigos, que a cada episodio se reúnem para novas aventuras sobrenaturais ou apenas frutos de suas imaginações.

Inicialmente, no Brasil, a série teve seus direitos comprados pelo Cartoon Network e teve uma grande repercussão. Mas, com a chegada de novos desenhos, o desenho começou a ser exibido pelo Boomerang e deixou de ser exibido um tempo por causa de problemas não revelados. A Record, em 2004, começou a exibi-lo no programa Desenho Mania apresentado por Juliana Pantalena, o que o deixou com mais popularidade. Depois do programa terminar e o programa Record Kids ganhar mais espaço com desenhos como: Pica Pau e Popeye, o contrato da Record expirou. Em 2009, a TV Cultura se interessou pelo desenho e o exibe atualmente no horário das 13:45 da tarde.

O espetáculo foi produzido em Montreal pela Cinar (agora Cookie Jar Entertainment), em associação com a Alphanim.

Sobre Mona a Vampiro[editar | editar código-fonte]

Direção: Louis Piche Elenco: Vozes de Emma Taylor-Isherwood, Justin Bradley, Oliver Grainger, Carrie Finlay, Tia Caroleo, Marcel Jeannin, Jessica Kardos, Carole Jeghers, James Harbour Classificação: Programa livre Mona é uma garota de 10 anos, dona de uma imaginação muito fértil. Ela e seus amigos Charley e Lily, moram numa cidade onde coisas misteriosas acontecem e você nunca vai saber se elas são reais ou se são fruto da imaginação de Mona.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Conheça as histórias de uma menina chamada Mona, que acredita ser uma vampira e sempre dá uma de detetive. Ela usa dentes caninos reluzentes e sempre está vestida com uma capa feita da cortina da sala de jantar. Nas aventuras, ela conta com a ajuda da turma - como o gato vampiro, o menino Dentuço, o melhor amigo Charlie e a melhor amiga Lily - para achar as soluções de estranhos mistérios que atormentam a sua cidade.

Mas como a protagonista tem uma imaginação fértil, o público infantil nunca se sabe o que é realidade ou fantasia. Repleto de ação, este seriado não só diverte, mas educa os espectadores. Crianças de todas as idades vão se divertir e aprender muito com a série, que traz as aventuras de Mona sempre em apuros para combater o mal. A cada episódio, a vampira aprende uma nova lição. É o caso do episódio "O abominável vírus do computador", em que os habitantes da cidade são hipnotizados por um jogo digital.

O desejo de conhecer um segredo revelado apenas no fim do jogo deixa a cidade inteira hipnotizada e Mona, mais uma vez, entra em ação. Com essa história, as crianças aprendem que a ambição, a ansiedade e a curiosidade ao extremo são ruins e podem prejudicar as relações com os amigos e familiares.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Mona Parker: Mona, a principal protagonista do desenho, é uma menina com uma vívida imaginação. Ela acredita que a sua cidade natal é sempre assaltada por ocorrências sobrenaturais, tais como monstros, alienígenas, trolls, etc. Ela constantemente prepara planos para detê-los e salvar a cidade em uma luta diária. Seu alter ego, Mona o Vampiro tem um "vampiro senso" que é acionado cada vez que há algo de ruim no ar. Juntamente com seus dois amigos, a Princesa Gigante e o Zapman, eles vão resolver alguns mistérios. Ela não gosta de limpar o seu quarto e prefere ser combater seu arqui-inimigo Von Kreepsula. Mona tem um gato chamado Fang, que é o seu fiel escudeiro. Ela tem um talento para quebrar feitiços.É loira e quando está na identidade de Mona a Vampiro usa uma peruca negra com uma capa roxa, além de nunca esquecer seus dentes caninos.
  • Charley : Charley é o melhor amigo de Mona.Ela sempre o incentiva.Charley é muito medroso, mas é muito inteligente e tem várias idéias para deter os vilões que aterrorizam a cidade.Como Mona, ele é um dos únicos que pode ver os vilões, pois também tem uma vívida imaginação.Quando um "problema" acontece, ele vai até sua casa, tira seus óculos e usa uma fantasia para se transformar no herói Demolidor, o acompanhante de Mona a Vampiro.O Demolidor usa uma roupa azul e antenas, além de um capuz para encobrir o cabelo e uma pistola de água.Ele tem um QG que é o centro de operações de Mona a Vampiro, o Demolidor e a Princesa Gigante.
  • Lily Duncan: Lily é a melhor amiga de mona e costuma sempre procurar mistérios.É parecida com Mona, só que é ruiva.Ela participa do trio de Mona como a heroína Princesa Gigante, com seus longos cabelos loiros (uma peruca loira).Lily ajuda muito o trio e é fundamental para resolver as investigações de Mona
  • Angela Smith: Angela é uma grande rival de Mona e tem inveja dela.Mona sempre consegue se vingar.
  • George Dumol: Uma escola que se refere a bully Mona, Lily e Charley como um "bando de bebês em fantasias Halloween" e picaretas em Charley na maior parte do tempo, mas não é assim tão difícil quando confrontados. Ele é muitas vezes visto com Angela. Não só ele é um fanfarrão, mas ele é também um bisbilhotar-conto extraordinário. Se há corrupção ocorrendo para que ele não é um partido ou se o estudante não tiver feito a sua lição de casa, George está ali para dizer Miss Grotto. George é pushy, desagradável e, como todos os rufias êxito, ele tem uma preferência para os mais pequenos do que o bullying. Pior de tudo, a sua tattling fez dele o principal do animal de estimação, pelo que o principal não vai levantar um dedo para disciplina-lo. Isso e o facto de que é principal Shawbly é sobrinho.
  • Fang: Mona gato de estimação e auxiliar que ela laços fake asas ao redor (provavelmente a fazer-lhe parece um morcego). Fang é seu cúmplice no exterior reinos da sua imaginação. O mais importante de tudo, ele é Mona's ressoador e confidente, sempre por seu lado, prontos e dispostos a seguir-lhe, em qualquer lugar, qualquer hora, sem fazer perguntas. E o fato de que ele não pode falar costas faz dele o perfeito auxiliar. Positivamente gregário, ele é tão forte como Mona, quando se trata de definição sobre as aventuras. No entanto, quando as coisas tomam um macabro turno, ele tende a ser o primeiro um mergulho para cobrir sob o sofá mais próximo. Além de resolver mistérios, filching tabela recados, Mona penteado e com ele nas últimas coifa, Fang é um daqueles raros gatos que gosta de nadar alguns comprimentos no local pool - muito para o desgosto do salva-vidas de plantão.
  • Sr. & Sra. Parker: Eles são os adoráveis pais de Mona. Sra. Parker é uma força moral com a qual Mona pode contar, enquanto o Sr. Parker é um indivíduo bem mais alegre e tem uma imaginação como Mona, e permite-lhe dar continuidade à sua vida fantasiosa.
  • Diretor Shawbly: O dietor da Escola Elementar de St. Fé, onde Mona estuda.
  • Madeleine Gotto: Professora de Mona. Ela tem um hábito de apaixonar-se facilmente.
  • Deputada Bryerson: É a vizinha idosa de Mona que tem um poodle chamado Blitzy.
  • Officer Halcroft: O chefe da polícia local. Ele é usado para se tornar Mona's antics, e é rápido para oferecer uma explicação mais racional para as histórias de Mona, que, ironicamente, Mona encontra bastante distante e inacreditável.
  • Belinda: Mona da babá. Mona pensa que ela é um robô.
  • Lawrence: Uma das colegas de classe de Mona.
  • Prefeito Rosenbaum: O canhestro prefeito da cidade.
  • Von Kreepsula: Mona's arch-nemesis. Ele é realmente apenas um personagem cômico, que supostamente tinha um duelo com Mona, que selou ele na revistinha. Ele apareceu duas vezes no show, uma vez no segundo episódio, quando Charlie acidentalmente deixou a sua revistinha prisional na chuva e deixar a tinta correr, libertando assim ele (embora ele foi "derrotado e selado" por Mona novamente). A segunda é no episódio vinte e seis, quando Mona's little primo tomou uma mordida fora do livro e libertando-o novamente.
  • Robin: Um novo rapaz na escola de Mona que tem um nariz em forma de bico de pássaro. Ele é chamado de "menino dos pássaros" por Angela e George, que gostam de insultá-lo. Ele pode controlar as aves (normalmente corvos) a fazê-los atacar as pessoas.

Episodios[editar | editar código-fonte]

Mona a Vampiro foi divida em quatro temporadas contando com um total de 65 episódios produzidos.