Monte Rainier

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Monte Rainier
O Monte Rainier visto de Tacoma
Coordenadas 46° 51′ N 121° 45′ W
Altitude 4392 m (14410 pés)
Proeminência 4026 m
Posição: 21
Listas Ponto mais alto de um estado dos E.U.A.
Ultra
Localização Washington, EUA
Cordilheira Cascades
Primeira ascensão 1870 por Hazard Stevens e P. B. van Trump
Rota mais fácil Via Disappointment Cleaver

O Monte Rainier é um estratovulcão e, a montanha mais alta do estado norte-americano de Washington. Faz parte da Cordilheira das Cascatas. Sua altitude é de 4392 m[1] [2] , e em dias de tempo claro seu pico permanentemente nevado pode ser facilmente avistado de Seattle e outras cidades da região. A sua grande proeminência (4026 m) torna-o na 21.ª montanha mais proeminente do mundo.

Seu nome é uma homenagem a um almirante britânico, Peter Rainier. Toda a montanha, assim como as zonas circundantes, está integrada num parque nacional, o "Mount Rainier National Park", de excecional beleza natural, com florestas virgens, cataratas, prados alpinos, e outras atrações.

Por tratar-se de um estratovulcão, acredita-se que seja apenas uma questão de tempo até que uma erupção catastrófica ocorra. Graças às enormes geleiras presentes nas encostas da montanha, o risco que uma erupção de grande porte apresenta torna-se significativamente maior, porque o calor dos materiais vulcânicos recém-expelidos as derreteria, causando lahares, ou seja, enormes deslizes de gelo, água e terra. Nessa situação, milhares de pessoas poderiam perecer, já que ao contrário do Monte Santa Helena, o Rainier encontra-se relativamente próximo a áreas povoadas.

Apesar disso, os habitantes da região em geral sentem um grande afeto pela montanha, e ela figura na placa de todos os automóveis registrados no estado de Washington.

Referências

  1. Hill, Craig (2006-11-16). Taking the measure of a mountain The News Tribune. Página visitada em 2008-09-16. Cópia arquivada em 2006-11-16.
  2. Signani, PLS, Larry. (July 19, 2000). "The Height of Accuracy". Point of Beginning (trade magazine). BNP Media.