Teide

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Teide
Teide
Teide está localizado em: Ilhas Canárias
Teide
Coordenadas 28° 16' N 16° 38' O
Altitude 3718 m (12448 pés)
Proeminência 3718 m
Listas Ponto mais alto de um país
Ultra
Localização Tenerife, Ilhas Canárias, Espanha
Cordilheira Nenhuma
Rota mais fácil Teleférico e escalada
(sob autorização das autoridades)
Teide 3D

O Teide é um vulcão situado na ilha de Tenerife (Ilhas Canárias-Espanha). Com uma altitude de 3718 m e aproximadamente 7500 m de altura sobre o leito oceânico, é o pico mais alto da Espanha, e das ilhas do Atlântico. É também o terceiro maior vulcão do mundo a partir de sua base. O Teide é um estratovulcão do tipo estromboliano.

Para os indígenas das ilhas Canárias (os guanches) este vulcão tinha o nome de Echeyde (que depois de uma castelhanização deu o nome atual) que significava inferno. Os guanches conheciam ao Teide com o nome de "Echeyde" cujo significado era "morada de Guayota, o Maligno". Segundo a lenda, Guayota sequestrou ao deus do Sol, para os guanches Magec, e encerrou-o no interior do vulcão sumindo à ilha ao todo escuridão. Nesse momento os guanches invocaram a Achamán, seu deus celeste supremo, e suplicaram a sua ajuda. Achamán conseguiu derrotar a Guayota e, lucro desse modo, pôr fim ao cativeiro do Sol e sellar a boca de Echeyde.

Sabe-se que são antigas as erupções do Teide, e que marcaram o relevo atual de Tenerife. Há milhares de anos, haveria um vulcão mais alto e maior que o Teide, tendo numa erupção formado, por deslizamento de terras e lava, as zonas conhecidas por Cañadas del Teide. Graças a novas erupções elevou-se o vulcão de hoje.

Em 1954 o Teide e toda a zona em seu redor estão englobados no Parque Nacional de Las Cañadas del Teide. Atualmente utiliza-se o nome de Parque Nacional do Teide declarado pela UNESCO como Património da Humanidade em 2007. É o segundo mais visitado parque nacional do mundo.[1] [2] Outra característica do Parque Nacional del Teide é o famoso Roque Cinchado.

Também no Teide se encontra o Refúgio de Montanha de Altavista e um teleférico que ascende de um ponto a cerca de 2350 m até La Rambleta, a cerca de 3555 m, em poucos minutos. A subida até ao topo está proibida, embora se possa obter um pedido especial junto do Parque Nacional em Santa Cruz de Tenerife.

Os romanos denominavam a ilha Nivaria, devido à neve do vulcão. O nome atual da ilha também se relaciona com o vulcão, já que foi dado pelos benehaoritas (aborígenes de La Palma). "Tene-" (montanha) "-ife" (branca), a castelhanização do nome provocou a adição de um -r para unir ambas as palavras tornando-se Tenerife.

No caderno de notas de Cristóvão Colombo aparece uma referência ao Teide em erupção.

Em 2004, uma série de pequenos tremores no norte da ilha suscitaram grande interesse dos geólogos e vulcanólogos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Panorama de Roques de García