Monte Parnaso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Monte Parnaso
Coordenadas 38° 31′ N 22° 37′ E
Altitude 2457 m (8062 pés)
Proeminência 1590 m
Localização  Grécia

O monte Parnaso ou Parnasso (em grego: ΄Ορος Παρνασσός, transl. Óros Parnassós) é uma montanha de pedra caliça situada no centro da Grécia, cujo cume está a 2 457 metros de altitude, sobre a antiga cidade de Delfos (Δελφοί), a norte do golfo de Corinto. É um dos parques nacionais da Grécia. Segundo a antiga mitologia grega, era uma das residências do deus Apolo e de suas nove musas.

Oferece uma espetacular vista panorâmica dos seus arredores, cheios de olivais, dominando a região oriental da Stereá Elláda (literalmente, a "Grécia sólida", "firme"). As vertentes estão cobertas de abetos cefalónios que enchem de colorido no Verão os prados silvestres. São muito comuns os abutres e a águia-real, tal como os lobos que descem dos montes Pindo no Inverno.

As localidades mais próximas são a de Delfos (Δελφοί, hoje em ruínas) e Aráchova (Αράχωβα), famosa pelos seus vinhos, queijos e tapeçarias de de ovelha. O cume mais alto é o pico Liákoura, lugar de encontro para alpinistas. Há uma estância de esqui chamada Fterólaka a 26 km de Aráchova.

Referências