Monte Olimpo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde abril de 2014). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Monte Olimpo
Όλυμπος
Monte Ólimpos
Cume Mitikas, o mais alto do monte Olimpo
Modelo 3D do monte Olimpo
Modelo 3D do monte Olimpo
Monte Olimpo está localizado em: Grécia
Monte Olimpo
Localização do monte Olimpo na Grécia
Coordenadas 40° 3' N 22° 21' E
Altitude 2 917 m (9 570 pés)
Proeminência 2 355 m
Listas Ponto mais alto de um país
Picos ultraproeminentes
Continente Europa
País  Grécia
Região Tessália
Localidades mais próximas Litochoro
Primeira ascensão 2 de agosto de 1913 por Christos Kakalos, Frederic Boissonas e Daniel Baud-Bovy
Rota mais fácil Escalada sobre rocha

O monte Olimpo (em grego: Όλυμπος; transl.: Ólympos, também transliterado como monte Ólimpos em mapas modernos, Óros Ólimbos) é a mais alta montanha da Grécia, com 2 917 metros de altitude máxima e 2 355 m de proeminência topográfica. É uma das mais altas montanhas da Grécia, em altitude absoluta da base até o topo. Está situado a cerca de 100 km de distância de Salonica, a segunda maior cidade da Grécia, próximo do mar Egeu, na região da Tessália.

O seu ponto mais alto é designado Mitikas e ele é reconhecido pela sua flora, a qual é muito rica, sobretudo devido à presença de espécies endêmicas.

Qualquer um que queira escalar o monte Olimpo começa a partir da cidade de Litochoro (Λιτόχωρο), que acabou também por receber o nome Cidade dos Deuses, devido à sua localização próxima à base do monte Olimpo.

Na mitologia grega[editar | editar código-fonte]

Na mitologia grega, o monte Olimpo é a morada dos Doze Deuses do Olimpo, os principais deuses do panteão grego. Os gregos pensavam nisto como uma mansão de cristais que estes deuses (como Zeus) - habitavam. Sabe-se também que, quando Gaia deu origem aos Titãs, eles fizeram das montanhas gregas, inclusive as do monte Olimpo, seus tronos, pois eram tão grandes que mal cabiam na crosta terrestre. A etimologia de "Olimpo" é desconhecida, mas possui grandes traços de semelhança com a cultura Xablau dos dóricos

Influência[editar | editar código-fonte]

Olimpo é um nome popular para montanhas em todo o mundo. Além do monte Olimpo na Tessália, há mais quatro com esse nome nas regiões de influência grega: o Olimpo da Mísia e o da Cilícia (regiões do antigo Império Bizantino, atualmente na Turquia), o da Arcádia e da Élida.[1] Ainda há um com o mesmo nome e que é o ponto mais alto da ilha de Chipre (monte Olimpo), um na antiga região da já extinta região de Frígia e outros dois nos estados norte-americanos de Utah e Washington, além de um vulcão em Marte (Olympus Mons).

Referências

  1. "Dicionário da Mitologia Greco-Romana" - 1973 - Abril S.A. Cultural e Industrial
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Monte Olimpo