Sereia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde Março de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Sereia de Canosa (século IV a. C.)

Sereia (do grego antigo: Σειρῆνας) é um ser mitológico, parte mulher e parte peixe (ou pássaro, segundo vários escritores e poetas antigos). É provável que o mito tenha tido origem em relatos da existência de animais com características próximas daquela que, mais tarde foram classificados como sirénios.

Filhas do rio Achelous e da musa Terpsícore, tal como as harpias, habitavam os rochedos entre a ilha de Capri e a costa da Itália. Eram tão lindas e cantavam com tanta doçura que atraíam os tripulantes dos navios que passavam por ali para os navios colidirem com os rochedos e afundarem. Odisseu, personagem da Odisseia de Homero, conseguiu salvar-se porque colocou cera nos ouvidos dos seus marinheiros e amarrou-se ao mastro de seu navio, para poder ouvi-las sem poder aproximar-se. As sereias representam na cultura contemporânea o sexo e a sensualidade.

Na Grécia Antiga, porém, os seres que atacaram Odisseu eram na verdade, retratados como sendo sereias, mulheres que ofenderam a deusa Afrodite e foram viver numa ilha isolada. Se assemelham às harpias, mas possuem penas negras, uma linda voz e uma beleza única.

Algumas das sereias citadas na literatura clássica são:

Segundo a lenda, o único jeito de derrotar uma sereia ao cantar seria cantar melhor do que ela.

Em 1917, Franz Kafka escreveu o seguinte no conto O silêncio das sereias:

As sereias, porém, possuem uma arma ainda mais terrível do que seu canto: seu silêncio.

Artes, Televisão e Cinema[editar | editar código-fonte]

  • Em A Pequena Sereia (The Little Mermaid)
  • Em Saint Seiya, Tetis é uma sereia subordinada a Poseidon/Julian Solo. Também há o marina Sorento de Sirene, também subordinado a Poseidon.
  • Em One Piece, existe uma ilha onde moram tritões e sereias, sendo que destas últimas apareceram duas: Kokoro, viúva do Carpinteiro Tom, e Caimie, amiga de Hachi. Foi revelado que, após os 30 anos de idade, as sereias ganham a habilidade de mudar sua cauda para duas pernas sempre que quiserem.
  • Em H2O: Just Add Water, no Brasil, H20 Meninas Sereias, é uma série australiana que conta a história de três garotas chamadas Cléo, Drika e Nanda que acidentalmente viram sereias ao se molharem. Assim, vivendo grandes confusões! No Brasil, é exibida pelo canal pago Boomerang e na Rede Record com exceção dos estados de SP, RJ e BA. Em Portugal, a série é exibida na Nickelodeon, na SIC e no Disney Channel onde a junção dos episódios da primeira temporada foi lançada como telefilme.
  • Em Splash um filme de 1984 a sereia Madison (Daryl Hannah), salva o jovem Allan Bauer(Tom Hanks) de um afogamento, já na idade adulta é Bauer que tem que salva-la de pesquisadores.
  • Aquamarine é um filme de 2006, adaptado do livro homónimo da escritora Alice Hoffman. Duas amigas, Claire Brown(Emma Roberts) e Hailey Rogers (JoJo) encontram a sereia Aquamarine(Sara Paxton) e decidem ajudá-la a encontrar o seu verdadeiro amor, em troca ela realizara o maior desejo das meninas.
  • Em 2009, a artistaElen Nas criou um projeto de performance multimedia chamado Sereia Lab, onde a mesma toca música debaixo d'água com auxílio de novos softwares de leitura ótica, dentro do princípio de realidade aumentada. Em uma ambiente líquido sensorial, a exposição abria para experimentação do público com o sistema de leitura ótica, e, a artista, desenvolveu também, uma performance vocal dentro de uma "bolha" plástica ( https://vimeo.com/72647199 ).
  • No Anime Mermaid Melody cada uma das sete sereias é a princesa de um oceano e possuem uma pérola que representa uma das cores do arco íris.
  • Na Rede Globo o tema foi abordado em uma minissérie de (04) quatro capítulos, denominado O Canto da Sereia (minissérie). A história era de uma moça que se chamava "Sereia", graças a sua devoção por Iemanjá, conseguiu ser a rainha do axé baiano.
  • No Animal Planet o tema foi abordado em um documentário, denominado "Sereias:O descobrimento" que apoia uma das teorias sobre a evolução humana " A teoria do macaco aquático " que diz que o ser humano surgiu de um primata marinho.
  • Em Mako Mermaids é quase igual H2O: Just Add Water, mas conta que tinham 3 sereias para proteger a ilha Mako, mais um menino entra na ilha durante a lua cheia e cai na piscina da lua e vira um tritão, entao Sirena, Nixie e Lyla vão para a terra para que Zac não conte esse segredo para ninguém.

Ver também[editar | editar código-fonte]