Mulhacén

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Mulhacén
Vista da face norte do Mulhacén
Mulhacén está localizado em: Espanha/relevo
Mulhacén
Localização do Mulhacén em Espanha
Coordenadas 37° 3' 12" N 3° 18' 41" O
Altitude 3 478 m (11 413 pés)
Posição: 64
Proeminência 3 285 m
Listas Ultra
Localização  Espanha, Granada
Cordilheira Cordilheira Penibética
Primeira ascensão anterior ao século XV por desconhecidos

O Mulhacén é a mais alta montanha da Espanha continental e da Península Ibérica. É o ponto mais elevado da Serra Nevada na Cordilheira Penibética e atinge os 3 478,6 metros de altitude. Deve os seu nome a Mulei Abul Hassan, conhecido pelos Castelhanos como Mulhacén, o antepenúltimo rei mouro de Granada (r. 1464–1485), que de acordo com uma lenda está sepultado no topo.

Embora não tenha uma altitude muito significativa, o Mulhacén é a montanha europeia mais alta fora do Cáucaso e dos Alpes. Excluindo as ilhas Canárias, é também o terceiro pico da Europa Ocidental em proeminência topográfica, apenas ultrapassado pelo monte Branco e pelo monte Etna, e o 64.º no mundo. O cume não é excecionalmente dramático em termos de declive ou relevo. O flanco sul é suave, e apresenta pouca dificuldade técnica para a escalada. Pode ser escalado num dia só a partir de Capileira ou de Trevélez, duas aldeias das Alpujarras.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Mulhacén