Ilitia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Ilítia)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Ilitia (em grego: Ειλείθυια; transl.: Eileithyia) era a deusa da mitologia grega responsável pelos partos. Era filha de Zeus e Hera e irmã de Hefesto, Ênio, Ares e Hebe, além de ser meia-irmã de vários deuses e semideuses, como Héracles, por exemplo.Sua equivalente na mitologia romana é Lucina.

A única que não possui origem latino-europeia em seu nome, ele é proveniente do grego eleutho ("trazer" sendo considerada a possuidora do bem de levar a vida aos corpos humanos, sendo seu local de culto mais famoso "A caverna de Ilítia" encontrada na cidade de Amnisos, no Estado de Cnossos, em Creta. Supostamente esteve como testemunha no nascimento da deusa Atena feito por seu irmão Hefesto e quando Leto engravidou dos gêmeos Ártemis e Apolo, foi impedida por sua mãe Hera de intervir e abençoar o parto iminente, podendo só fazê-lo com a ajuda de seu pai e de Hermes, que distraíram-na com sucesso enquanto Íris a mandava trazer dos ares do norte.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ilitia
Ícone de esboço Este artigo sobre mitologia grega é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.