Vulcanologia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

A vulcanologia é o estudo da origem e ascensão da lava, das erupções à superfície e dos edifícios vulcânicos presentes e passados. Um dos principais objectivos aplicados da vulcanologia é a previsão das erupções e dos seus efeitos, para preparação de planos de emergência e, sempre que possível, aviso das populações da possibilidade de erupções.

Alguns processos vulcânicos constituem um perigo natural enorme, enquanto outros são altamente benéficos para a sociedade. Os vulcões e as suas erupções, contudo, são meramente a expressão à superfície de processos magmáticos que se iniciam em profundidade na Terra. Assim, o estudo do vulcanismo, é inevitavelmente interdisciplinar, altamente ligado à Geofísica, a outros ramos da Geologia tais como a Petrologia e a Geoquímica.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.