Movimento Agora

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Movimento Agora
Liike Nyt
Rörelse nu
Presidente Hjallis Harkimo
Fundação 18 de abril de 2018
Sede Abrahaminkatu, Helsínquia,  Finlândia
Ideologia Liberalismo económico
Democracia virtual
Democracia direta
Espectro político Sincrético
Dividiu-se de Partido da Coligação Nacional
Membros (2018) 7 700[1]
Parlamento da Finlândia
2 / 200
Parlamento Europeu
0 / 14
Deputados Municipais
7 / 8 999
Cores Fuchsia
Página oficial
www.liikenyt.fi/

O Movimento Agora (em finlandês: Liike Nyt e em sueco: Rörelse nu) é um partido economicamente liberal da Finlândia[2]. O Movimento Agora foi fundado pelo então deputado do Partido da Coligação Nacional Hjallis Harkimo e outras sete pessoas.

Ideologia e políticas[editar | editar código-fonte]

Trinta princípios fundamentais foram acordados pelos membros do partido. Além disso, os candidatos não estão alinhados ideologicamente com o grupo e podem assumir posições independentes em questões locais. Os temas eleitorais incluem a limpeza do Mar Báltico e a segurança social para os empresários[3].

O Movimento Agora defende políticas geralmente liberais. Na economia, apoia a redução do imposto sobre as sociedades e da regulação desnecessária aos negócios e, na política social, o movimento defende a legalização da venda de álcool em supermercados[4].

Na política internacional, embora o Movimento Agora acredite que a União Europeia tem sido benéfica para a Finlândia em muitos aspectos, a moeda euro não o fez necessariamente, e que as crises de dívida e migração, junto com o Brexit, forçaram a UE a reconsiderar em que áreas Bruxelas é necessária e onde não é. O movimento opõe-se a um superestado europeu[5].

Também apoia a obtenção da neutralidade de carbono até 2045, em vez da meta do governo de 2035, acreditando que esta última não é realista. O Movimento Agora também apoia a energia nuclear.

O movimento acredita na ampliação da assistência privada à saúde como forma de reduzir as sinalizações nas unidades públicas de saúde.

Também acredita que a Finlândia deve adotar um visto nacional D que dê aos migrantes qualificados o direito de trabalhar e, ao mesmo tempo, afaste os migrantes que seriam um fardo para a sociedade. O movimento também defende a reforma do sistema de asilo e que os imigrantes sejam integrados para que se tornem parte da sociedade finlandesa, e que planos de emprego sejam elaborados para todos os imigrantes maiores de 18 anos. O Movimento Agora também acredita que todos os imigrantes que chegam devem provar que eles serão membros ativos da sociedade finlandesa e que aqueles que fornecerem informações falsas ou cometerem crimes graves, como terrorismo, devem ser deportados[4].

Resultados eleitorais[editar | editar código-fonte]

Eleições legislativas[editar | editar código-fonte]

Hjallis Harkimo, fundador do movimento.
Data Líder CI. Votos % +/- Deputados +/- Status
2019 Hjallis Harkimo 9.º 69 427
2,25 / 100,00
1 / 200
Baixa1[6] Oposição

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Harkimon ja Jungnerin Liike Nyt houkutellut liki 7 700 ihmistä – "Haemme nyt aktiiveja Helsingin ulkopuolelle"». Helsingin Uutiset (em finlandês). 25 de abril de 2018. Consultado em 28 de dezembro de 2020 
  2. Karkkola, Minna. «Tutkija löysi paradoksin Hjallis Harkimon liikkeestä: "Saadaanko tavoitteella tismalleen päinvastainen lopputulos?"». Uusi Suomi (em finlandês). Consultado em 28 de dezembro de 2020 
  3. «Movement Now announces parliamentary election bid». Yle Uutiset (em inglês). Consultado em 28 de dezembro de 2020 
  4. a b «Puolueohjelma | Liike Nyt» (em finlandês). 16 de dezembro de 2020. Consultado em 28 de dezembro de 2020 
  5. «Puolueen yleisohjelma | Liike Nyt» (em finlandês). 9 de dezembro de 2020. Consultado em 28 de dezembro de 2020 
  6. Anteriormente, teve 2 deputados após se separarem do Partido da Coligação Nacional, mas perdeu 1 durante a eleição.