Nathuram Godse

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde fevereiro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Nathuram Godse
Grupo de pessoas acusadas pelo assassinato de Mahatma Gandhi. Em pé: Shankar Kistaiya, Gopal Godse, Madanlal Pahwa, Digambar Badge (Approver). Sentados: Narayan Apte, Vinayak D. Savarkar, Nathuram Godse, Vishnu Karkare
Nome Nathuram Godse
Nascimento 19 de maio de 1910
Morte 15 de novembro de 1949 (39 anos)
Nacionalidade Índia indiano
Crime(s) Assassinato de Mahatma Gandhi
Pena Pena de morte por enforcamento
Situação Morto desde 1949

Nathuram Godse (19 de maio de 191015 de novembro de 1949) foi um nacionalista indiano que em 30 de janeiro de 1948 assassinou a tiros Mahatma Gandhi, um líder popular indiano, em Nova Déli, capital da Índia.

O motivo foi que ele responsabilizava Gandhi pelo enfraquecimento do novo governo indiano ao insistir no pagamento de certas dívidas ao Paquistão. Godse foi depois julgado, condenado e executado em 1949, a despeito de que o último pedido de Gandhi ter sido justamente a não-punição de seu assassino.

  • Afirmou em seu julgamento: "Pensei ser meu dever dar fim à vida do chamado pai da nação que desempenhara um papel preeminente na realização da vivissecção do país".