Nome trinomial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Na nomenclatura zoológica, um trinomen (pl. trinomina), nome trinominal, ou nome ternário, refere-se ao nome de uma subespécie. Exemplos são Gorilla gorilla gorilla ( Savage, 1847) para o gorila de planície ocidental (gênero Gorilla, espécie gorila ocidental ), e Bison bison bison ( Linnaeus, 1758) para o bisão das planícies (gênero Bison, espécie American bison).[1] Um trinomen é um nome com três partes: nome genérico, nome específico e nome subespecífico. As duas primeiras partes sozinhas formam o binômio ou nome da espécie. Todos os três nomes são escritos em itálico, e apenas a primeira letra do nome genérico é maiúscula. Nenhum indicador de classificação está incluído: em zoologia, a subespécie é a única classificação abaixo da espécie. Por exemplo: " Buteo jamaicensis borealis é uma das subespécies do gavião de cauda vermelha ( Buteo jamaicensis )."

Em uma publicação taxonômica, um nome está incompleto sem a citação do autor e os detalhes da publicação. Isso indica quem publicou o nome, em qual publicação e a data da publicação. Por exemplo: " Phalacrocorax carbo novaehollandiae (Stephens, 1826)" denota uma subespécie do grande cormorão ( Phalacrocorax carbo ) introduzida por James Francis Stephens em 1826[2] sob o nome de subespécie novaehollandiae ("da Nova Holanda").

Se o nome genérico e o nome específico já foram mencionados no mesmo parágrafo, muitas vezes eles são abreviados para letras iniciais. Por exemplo, pode-se escrever: "O grande cormorão Phalacrocorax carbo tem uma subespécie distinta na Australásia, o shag preto P. c. novaehollandiae ".

Enquanto a nomenclatura binomial surgiu e imediatamente ganhou ampla aceitação em meados do século XVIII, não foi até o início do século XX que o atual padrão unificado de trinominal foi acordado. Isso se tornou o padrão principalmente por causa da promoção incansável de Elliott Coues — embora os trinominas no uso moderno tenham sido iniciados em 1828 por Carl Friedrich Bruch e por volta de 1850 tenham sido amplamente utilizados especialmente por Hermann Schlegel e John Cassin. Ainda na década de 1930, o uso de trinomina não estava totalmente estabelecido em todos os campos da zoologia.[3][4] Assim, ao se referir especialmente a obras europeias da época anterior, a nomenclatura utilizada geralmente não está de acordo com os padrões contemporâneos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Germano Leão Demolin Leite; Veríssimo Gibran Mendes de Sá (2010). «Apostila: Taxonomia, Nomenclatura e Identificação de Espécies» (PDF). Universidade Federal de Minas Gerais 
  2. General zoology, or Systematic natural history London, Printed for G. Kearsley, Aves (1815–1826).
  3. Allen, J.A. (1884). «Zoölogical Nomenclature» (PDF). Auk. 1 (4): 338–353. doi:10.2307/4067227. hdl:2027/hvd.32044107339657Acessível livremente 
  4. Stresemann, Ernst (1936). «The Formenkreis-Theory» (PDF). Auk. 53 (2): 150–158. doi:10.2307/4077273