Nova Irlanda

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nova Irlanda
Nova Irlanda está localizado em: Papua-Nova Guiné
Nova Irlanda
Coordenadas: 3° 20' S 152° E
Geografia física
País Papua-Nova Guiné
Arquipélago Arquipélago de Bismarck
Ponto culminante Monte Taron, 2379 m
Área 7404  km²
Geografia humana
População 120000 (2002)
Densidade 16,2  hab./km²

Província da Nova Irlanda.

A Nova Irlanda (Tok Pisin: Niu Ailan) é uma ilha de 7404 km² pertencente ao Arquipélago de Bismarck, na Papua-Nova Guiné. É a maior ilha da província homónima. A sua capital (e a da província) é Kavieng. A ilha tem cerca de 120000 habitantes.[1]

A Nova Irlanda fica a nordeste da ilha Nova Bretanha. Ambas integram o Arquipélago de Bismarck, e estão separadas pelo Canal de São Jorge. O centro administrativo da ilha e da província é a cidade de Kavieng situada no extremo norte da ilha. Quando a ilha fazia parte da Nova Guiné Alemã era designada Neumecklenburg ("Nova Mecklenburg").

Nesta ilha habitam os Lesu.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Mapa topográfico da Nova Irlanda

A ilha tem a forma de uma espingarda: é longa, estreita e montanhosa, coberta por várias cadeias de montanhas e densas selvas. Durante grande parte dos 360 km de comprimento, a sua largura varia de menos de 10 km a 40 km, con todo, e a cordilheira dorsal montanhosa central é muito escarpada e difícil. O pico mais alto é o Monte Taron (2379 metros). A ilha situa-se entre os 2ºS e os 5ºS de latitude.

A Nova Irlanda está rodeada pelo Mar de Bismarck a sudoeste e pelo Oceano Pacífico a nordeste.

História[editar | editar código-fonte]

Bandeira da província de Nova Irlanda

Os primeiros habitantes do arquipélago de Bismarck chegaram há cerca de 33000 anos. As chegadas mais tardias incluem a do povo lapita.

Em 1616 os navegadores holandeses Jacob Le Maire e Willem Schouten foram os primeiros europeus a pisar a ilha.

Nas décadas de 1870 e 1880 o Marqués de Rays, um nobre francês, tentou estabelecer uma colónia francesa na ilha chamada Nova França. Enviou quatro expedições falhadas à ilha, a mais famosa das quais causou a morte de 123 colonos.

De 1885 a 1914 a Nova Irlanda era parte da Nova Guiné Alemã e levaba o nome Neumecklenburg. Os alemães conseguiram desenvolver várias plantações de copra altamente rentáveis e construíram unha estrada para o transporte de mercadorias. Esta estrada situa-se atualmente em serviço e tem o nome de autoestrada Boluminski em honra do administrador alemão da Nova Guiné Alemã, Franz Boluminski. Depois da Primeira Guerra Mundial a Nova Irlanda foi cedida à Austrália. Em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, a ilha foi tomada por forças japonesas e esteve sob seu controlo. Os japoneses construíram uma grande base naval em Kavieng.

Biodiversidade[editar | editar código-fonte]

Algumas das espécies que podem ser encontradas na Nova Irlanda são:

Galeria de imagens[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Papua-Nova Guiné é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. «New Ireland Province» (PDF). Consultado em 16 de agosto de 2014. Arquivado do original (PDF) em 8 de agosto de 2017