O Quinto Poder (telessérie)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura pelo filme de 2013, veja O Quinto Poder.
O Quinto Poder
Informação geral
Formato
Duração 30 min. aproximadamente
Elenco Alice Pires
Nuno Guerreiro
Daniela Faria
Adérito Lopes
Cristina Basílio
Paulo Manso
Rute Miranda
Hélio Pestana
Rafaela Covas
João Arouca e grande elenco
País de origem Portugal
Idioma original português
Episódios 24
Produção
Produtor(es) ProImage 7
Tema de abertura O Quinto Poder, Ménito Ramos.
Transmissão original ??

O Quinto Poder é uma série de Televisão Portuguesa, produzida pela ProImage 7 e exibida pela Rede Record Europa em 2008 tem 24 capítulos. É da autoria de Nuno Ribeiro com a colaboração de Cristiano van Zeller, com direcção de actores de Mário Raínho, realização de Cadu Salles e edição de Énio Mota.

Story Line[editar | editar código-fonte]

Durante as Cruzadas, os templários contactaram com outras sociedades secretas, o que lhes permitiu acederem a conhecimentos esotéricos e alquímicos, nomeadamente uma fórmula de manipulação da matéria que possibilita a criação de energia nuclear de forma rápida e pouco dispendiosa. Com a extinção da Ordem do Templo, a fórmula secreta foi guardada em lugar seguro em Tomar, pela Ordem de Cristo, sua sucessora, e mais tarde pela Ordem do Quinto Império.

O conhecimento da existência da fórmula foi mantida em segredo pelos grão-mestres de cada Ordem, sendo comunicado por via oral ao grão-mestre seguinte ou, em caso de morte prematura deste, era guardado num cofre que só poderia ser acedido pelo grão-mestre sucedâneo. Nos últimos vinte anos o segredo da existência daquela fórmula tem sido mantida na posse do grão-mestre, Gonçalo Henriques, só que este começou a ser perseguido pelo líder da Confraria do Sol Negro, Fernando Cortez, pai de Adolfo Cortez. O grão-mestre acabou mesmo por ser atacado por Fernando Cortez e após uma luta violenta, acabou por matar o líder da confraria. Então, há 17 anos, preocupado com a segurança do segredo e com uma filha recém-nascida nos braços, o grão-mestre decidiu colocar a filha, de forma incógnita, numa familia da sua confiança (família Bayol) e com um anel onde se encontra a chave sobre a localização da fórmula.

Dezassete anos depois, Adolfo Cortez descobriu a existência do segredo e mandou raptar Gonçalo Henriques durante uma deslocação ao estrangeiro. O grão mestre foi torturado e assassinado e, quando o novo grão-mestre, Miguel Bettencourt, o patriarca da família Bettencourt, abre o cofre à espera de encontrar a chave do segredo, depara-se apenas com um manuscrito que contém uma mensagem enigmática. A solução para o enigma encontra-se agora na posse de Inês Bayol.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Personagens principais[editar | editar código-fonte]

As crianças[editar | editar código-fonte]

Participações especiais[editar | editar código-fonte]

Banda sonora[editar | editar código-fonte]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • A série está a ser rodada desde Maio de 2007, em Portugal, mais propriamente em Cascais e Tomar. O fim da rodagem está previsto para Março de 2008.
  • É a série portuguesa a ser exibida pela Rede Record.
  • O logotipo da série foi feito por um estagiário na PROIMAGE7, cujo nome é Rodrigo Rezende, brasileiro, residente em Portugal.

Fonte[editar | editar código-fonte]

Página da ProImage 7 / O Quinto Poder[ligação inativa]