Observatório

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde setembro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Um observatório é o local usado para observações e estudos de eventos terrestres e celestes usado por várias ciências:astronomia, climatologia, geologia, meteorologia, oceanografia, vulcanologia e eventualmente para fins militares. O tipo mais conhecido é o astronômico que utiliza o telescópio para perscrutar o céu, usualmente durante a noite.

Normalmente os observatórios astronômicos são instalados em locais onde não haja poluição luminosa. Há outros fatores que influenciam no local de instalação do observatório, como a umidade do ar, que prejudica a óptica do telescópio, entre outros. Deste modo, o melhor local para a instalação de observatórios astronômicos são as montanhas altas, que tenham a menor umidade relativa do ar e que não tenham poluição luminosa.

Dentro de um observatório astronômico, o astrônomo realiza suas pesquisas em diversas áreas da Astronomia, se observarmos uma estrela por exemplo, com outros equipamentos como o espectroscópio, podemos saber a sua distância de nós, podemos saber a sua composição química, sua temperatura, seu fluxo de luminosidade entre outros.

Os observatórios astronômicos, estão espalhados pelo mundo, existem grandes observatórios, como o Gemini (Chile e Estados Unidos), o Pic du Midi (França), Monte Palomar (Estados Unidos), entre outros.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre astronomia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Observatórios