Olímpio de Freitas Caldas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Olympio de Freitas Caldas (Lagoa Santa, 18731932) foi um engenheiro topógrafo brasileiro.[1]

Obras[editar | editar código-fonte]

- Figueira de 1915 -
Em cima, da esquerda para a direita: Antonio Santos, Olympio de Freitas Caldas, Não identificado, Sebastião Correa Lima.
Em baixo, idem: Alacrino Pereira, Trajano Fontes, Manoel Moreira, Benjamin do Carmo, José Oliveira Fonseca.

Contratado pela Câmara Municipal de Peçanha em 1915 quando promoveu o levantamento topográfico e a planta oficial do logradouro distrital de Figueira do Rio Doce;[1] O Dr. Olímpio, em consonância com o escritório estadual da fiscalização de Terras e Matas no local e com a sua proficiência técnica e aparelhos do ofício, fez um trabalho de escol, facilitado pela topografia privilegiada da terra, corrigindo, a partir da linha férrea, o curso sinuoso imposto pelo seguimento ribeirinho do casario original. O Dr. Olympio foi assim o Engenheiro Topógrafo que, com sua aparelhagem técnica, deu dimensão, dirigiu e demarcou as ruas, avenidas e lotes; e os oficializou na planta topográfica especificada.

A execução de tal incumbência levou anos para ser concluída, a partir do seu início em 1915. Isto porque o serviço era executado em plena mata virgem ou capoeirões fechados de difícil acesso; e de dificultosa fixação de piquetes demarcatórios de quarteirões, lotes e zoneamento ordenado de futuras praças, avenidas e ruas. Tal planta orientou o crescimento urbano que assim pôde ser disciplinado pela Câmara de Peçanha e seguido pelos ulteriores loteamentos particulares dos Cabral, Antonio Carapina, João Italiano e outros tantos proprietários de terras adjacentes ao acanhado patrimônio distrital.

Traçados urbanísticos[editar | editar código-fonte]

Mapa de delimitação do municipio Figueira do Rio Doce - Governador Valadares[editar | editar código-fonte]

Mapa de delimitação

Referências

  1. a b Andréa Costa (30 de janeiro de 2018). «Valadares 80 Anos: Um Pouco Sobre os Outros Pioneiros». O Olhar. Consultado em 22 de março de 2023 
  2. Social, Secretaria de Comunicação e Mobilização. «Planta da Cidade passará por restauração na capital». Prefeitura Municipal de Governador Valadares. Consultado em 22 de março de 2023