Olhalvo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
 Portugal Olhalvo  
—  Freguesia  —
Brasão de armas de Olhalvo
Brasão de armas
Olhalvo está localizado em: Portugal Continental
Olhalvo
Localização de Olhalvo em Portugal
39° 05' 55" N 9° 03' 50" O
País  Portugal
Concelho ALQ.png Alenquer
 - Tipo Junta de freguesia
Área
 - Total 8,3 km²
População (2011)
 - Total 1 907
    • Densidade 229,8/km2 
Orago Mártir São Sebastião

Olhalvo é uma freguesia portuguesa do concelho de Alenquer, com 8,3 km² de área e 1 907 habitantes (2011)[1] . Densidade: 229,8 hab/km²

Política[editar | editar código-fonte]

A freguesia de Olhalvo é administrada por uma junta de freguesia, liderada por Jacinto Aguiar Agostinho, eleito nas eleições autárquicas de 2013 pela Lista independente "Olhalvo Freguesia com Coração", sendo o seu terceiro mandato como presidente da Junta de Freguesia de Olhalvo . Existe uma assembleia de freguesia, que é o órgão deliberativo, constituída por 9 membros.

O agrupamento político mais representado na Assembleia de Freguesia é a lista independente Olhalvo Freguesia com Coração com 5 membros (maioria absoluta), seguida do PS com 3 e da CDU com um. Esta assembleia elegeu os 2 vogais da Junta de Freguesia (neste caso, o secretário - Ana Gamboa e o tesoureiro - Carlos Miguel). O presidente da Assembleia de Freguesia é José Fernando Baptista Gomes.

Eleições de 2009
Órgão Olhalvo Freguesia com Coração PS PCP-PEV
Assembleia de Freguesia 5 3 1

Património[editar | editar código-fonte]

Brasão[editar | editar código-fonte]

A bordadura de ouro com as nove cunhas tal como se pode ver no Brasão da Vila, representa o património histórico de Olhalvo, nomeadamente a igreja e o antigo Convento de Nossa Senhora da Encarnação. Este conjunto foi mandado construir e oferecido aos frades Carmelitas pelo Bispo de Elvas, D. Manuel da Cunha, no século XVII.

A família Cunha, já ligada a esta zona, tem aqui o seu Panteão. Na igreja estão sepultados o próprio Bispo, seus pais e irmão e, ainda seu parente, o célebre Tristão da Cunha. Tristão da Cunha foi uma notável figura da História de Portugal.

As armas da família Cunha, estão colocadas sobre o pórtico da Igreja. É um escudo com nove cunhas envolvidas por uma bordadura com cinco escudetes das quinas.

Actividade Cultural[editar | editar código-fonte]

Olhalvo tem tido ao longo dos tempos uma actividade cultural bastante marcante na vida da freguesia, sendo uma das localidades do concelho com maior actividade cultural.

Actualmente estão em actividade a Tuna Noses com Vozes, grupo que dedica a sua activdade à divulgação dos cantares tradicionais da região e do país. A Banda da Sociedade Filarmónica Olhalvense , O Rancho Fólclorico adulto e infantil. A Escola de Samba de Penafirme da Mata, tem uma actividade que nos premite tomar contacto com outras culturas através da música e da dança, nomeadamente a cultura Brasileira. A Associação Recreativa da Pocariça tem várias actividades no âmbito do desporto de manutenção e o seu renovado Rancho Folclórico.

Localidades[editar | editar código-fonte]

Para além da própria aldeia de Olhalvo:

Referências

  1. População residente, segundo a dimensão dos lugares, população isolada, embarcada, corpo diplomático e sexo, por idade (ano a ano) (em português) Instituto Nacional de Estatística. Página visitada em 1 de Março de 2014. Cópia arquivada em 4 de Dezembro de 2013. "Informação no separador "Q601_Centro""


Ícone de esboço Este artigo sobre freguesias portuguesas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.