One Kansas City Place

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
One Kansas City Place
História
Arquiteto
BNIM (en)
Uso
Escritórios
Arquitetura
Pisos
41
Elevador
22
Localização
Localização
Coordenadas
Mapa

O One Kansas City Place é um arranha-céu de 42 andares e é, atualmente, o prédio mais alto do estado americano de Missouri. Está localizado no centro de Kansas City, Missouri, delimitado pela 12th Street ao norte, pela Baltimore Avenue a oeste e pela Main Street ao leste. Construído em 1988, o edifício de 189,9 m/623 pés foi projetado pela Patty Berkebile Nelson e Immenschuh ultrapassou o Town Pavilion como o edifício mais alto da cidade.

O One Kansas City Place foi projetado para ser uma versão dos anos 80 do famoso edifício Art Déco de 30 andares de Kansas City, o Kansas City City Hall, localizado cinco quarteirões a leste da Main na 12th Street.[1]

História[editar | editar código-fonte]

One Kansas City Place visto da Main Street.

O One Kansas City Place foi construído como a primeira parte de um projeto muito maior chamado Kansas City Place, que nunca foi concluído. O projeto deveria incluir moradias, torres de escritórios e torres residenciais/hoteleiras. O projeto Kansas City Place foi originalmente proposto durante o boom imobiliário da década de 1980. O plano foi desenvolvido por Frank Morgan e seu tio Sherman Dreiseszun, que já havia construído o Town Pavilion, concluído em 1986.

A torre foi proposta para a área South Loop (So-Lo) ao sul do distrito comercial central do centro da cidade. O projeto incluiu uma infinidade de arranha-céus com usos que vão desde escritórios a hotéis e edifícios residenciais. Afirmações infundadas sustentam que uma das principais causas do fracasso do projeto em atingir sua estatura total foram as reclamações dos moradores, alegando que isso arruinaria o horizonte de Kansas City, que permaneceu praticamente inalterado por 30 anos.

O One Kansas City Place deveria ser o terceiro mais alto de várias torres construídas, embora seja o mais alto que foi realmente construído. Hoje, é um dos edifícios mais conhecidos no horizonte de Kansas City.

Morgan e Dreiseszun (operando como MD Management) veriam alguns de seus bancos falir na esteira do projeto na crise de poupança e empréstimo . Eles seriam indiciados por acusações federais de fraude em licitações para obter contratos governamentais. Morgan morreria em 1993 e Dreiseszun se declararia culpado de uma acusação de contravenção e pagaria uma multa de US $ 375.000.[2]

Iluminação[editar | editar código-fonte]

Nos quatro lados do topo, o One Kansas City Place brilha à noite com luzes vermelhas, brancas e azuis. Ao longo do ano, as cores mudam para vermelho e amarelo para jogos importantes do Kansas City Chiefs, azul e branco para jogos importantes do Kansas City Royals, vermelho para Dia dos Namorados, verde para Dia de São Patrício, rosa para o Mês de Conscientização do Câncer de Mama (outubro), e vermelho e verde para o Natal.

Inquilinos[editar | editar código-fonte]

Bank of America mantém uma grande agência no lobby inferior do edifício.[3] Os maiores inquilinos do edifício são Ernst & Young, uma firma de contabilidade, e Bryan Cave, uma firma de advocacia com sede em St. Louis. A Karbank Real Estate Company, uma importante empresa de corretagem e desenvolvimento industrial, ocupa o 39º andar. A Great Plains Energy e a subsidiária Kansas City Power & Light Co. ocuparam um espaço no prédio em 2009. Os inquilinos recebem segurança da EHI por meio da Securitas AB.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. https://www.emporis.com/buildings/121883/one-kansas-city-place-kansas-city-mo-usa
  2. Staff writers (3 de dezembro de 2007). «Iconic developer Dreiseszun dies». The Kansas City Business Journal. Consultado em 17 de novembro de 2011 
  3. «Bank of America shown at 1200 Main». Yahoo Local. Consultado em 7 de julho de 2012