Ordem do Leão Neerlandês

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ordem do Leão Neerlandês
Insígnia de Cavaleiro da Ordem do Leão Neerlandês.
Insígnia de Cavaleiro da Ordem do Leão Neerlandês.
Classificação
País  Países Baixos
Outorgante Rei dos Países Baixos
(Guilherme-Alexandre)
Tipo Ordem de cavalaria
Agraciamento "Méritos de natureza excepcional."
Condição Em uso
Histórico
Criação 29 de setembro de 1815
Inferior a Medalha Honorária da Caridade
Superior a Ordem de Orange-Nassau

A Ordem do Leão Neerlandês, também conhecida como Ordem do Leão dos Países Baixos (em neerlandês: De Orde van de Nederlandse Leeuw; em francês: L'Ordre du Lion Néerlandais) é uma ordem honorífica neerlandesa fundada por Guilherme I dos Países Baixos em 29 de setembro de 1815.

A Ordem do Leão Neerlandês foi até recentemente outorgada a indivíduos eminentes de todas as esferas da sociedade, incluindo militares de alta patente, ministros de Estado da Coroa, prefeitos, professores, pesquisadores, funcionários de alta graduação do Estado holandês e artistas de obras renomadas. Desde 1980, no entanto, a membresia da ordem têm sido destinada principalmente ao reconhecimento de mérito no campo das artes, ciências, esporte e literatura. Em contrapartida, a Ordem de Orange-Nassau têm sido outorgada pelo soberano neerlandês à membros da realeza e chefes de Estado e de governo.

No sistema honorífico neerlandês, a ordem está abaixo da Ordem Militar de Guilherme e acima da Medalha Honorária da Caridade. Os segundo e terceiro graus da ordem não são concedidos a cidadãos estrangeiros, sendo estes elegíveis à Ordem de Orange-Nassau ou à Ordem da Coroa.

O Rei dos Países Baixos é o grão-mestre da ordem, sendo esta concedida em três graduações. Há ainda a "Medalha de Irmandade", um grau especial da ordem que não tem sido concedido desde 1960. Eventualmente, demais graduações de nível especial foram abolidas em 1994.

Graus[editar | editar código-fonte]

A Ordem do Leão Neerlandês contempla as seguintes classes/graus:[1]

  1. Cavaleiro Grã-Cruz: Reservado aos membros da Família Real, chefes de Estado estrangeiros e um seleto grupo de Ministros de Estados, príncipes e cardeais. Estes portam o barrete sobre uma faixa no ombro direito além de uma estrela insigne da ordem no lado esquerdo do peito.
  1. Comandante: Concedido aos neerlandeses laureados com o Nobel, um seleto grupo de artistas, autores e políticos. Estes portam o escudo da ordem sobre um colar, além de uma cruz peitoral similar sobre o peito esquerdo.
  1. Cavaleiro: Concedido a cidadãos neerlandeses cujos feitos tenham contribuído ao apreço de Sua Majestade, o Rei. Estes portam o escudo da ordem sobre uma barreta no peito esquerdo.
  1. Irmão: Classe especial abolida em 1994. Estes portavam uma medalha especial de prata sobre uma barreta no lado esquerdo do peito.
Barretes da Ordem do Leão Neerlandês
Cavaleiro Grã-Cruz
Comandante
Cavaleiro
Irmão

Referências