Pão de alho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
OMGsplosion likes Garlic Bread.jpg

O pão-de-alho é uma iguaria originária da culinária da Itália e consiste tipicamente de algum tipo de pão guarnecido com uma mistura de alho e azeite ou manteiga, grelhado, tostado ou assado no forno. Pode ser servido como um antepasto, ou como acompanhamento de qualquer refeição, como por exemplo, um churrasco. [1]

Existem dois tipos básicos de pão-de-alho, aquele em que se barram fatias de pão com a mistura de alho, se cobrem com queijo ralado e se assam no forno, numa preparação muito semelhante à bruschetta italiana; [2] ou abrindo um pão ao meio, no sentido longitudinal, ou em fatias, não as deixando separar-se, se barra a parte interior do pão com a mistura de alho, e se assam no forno ou na grelha do churrasco; por vezes, o pão assim preparado é primeiro enrolado em folha de alumínio.

A mistura de alho pode ser composta apenas de alho e azeite ou manteiga, ou pode levar ervas aromáticas, como salsa ou orégão, maionese e vários tipos ou misturas de queijos.

Pão-de-alho industrializado[editar | editar código-fonte]

O pão de alho congelado foi desenvolvido da década de 1970 pela empresa americana Cole's Quality Foods, do Michigan.[3] Ao longo dos anos criou-se um debate a respeito da origem do pão de alho, mais especificamente se ele seria uma variação da bruschetta italiana ou uma criação genuinamente americana (Texas toast, ou "torrada texana").

Referências