Torrada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde Março de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Duas fatias de torrada

Torrada (português brasileiro) ou tosta/torrada(português europeu) é o pão levado ao forno ou torradeira para leve endurecimento provocado pelo calor e, consequentemente, pela perda de água. O endurecimento da massa torna possível uma melhor aplicação de coberturas ou recheios, além de tornar pães já "envelhecidos" mais palatáveis.

Consumo[editar | editar código-fonte]

Ao preparar uma torrada é crucial que se preste atenção para evitar que o pão queime. Torradas são geralmente acompanhadas de manteiga ou margarina distribuída na sua superfície. Outras opções incluem geleias, açúcar com manteiga e canela, marmelada ou ainda montando sanduíches.

Além de ser parte de um pequeno-almoço em muitos países, a torrada é consumida também como parte de dietas para pessoas com problemas gastrointestinais como diarreia.

O pão pode ser cortado em cubos antes de ser torrado, dando origem aos croutons utilizados em sopas, saladas e outros pratos.

Métodos de preparo[editar | editar código-fonte]

Torradeira típica com duas entradas

O método tradicional de preparo da torrada é por meio do uso de uma torradeira. A utilização da torradeira consiste basicamente na inserção de uma fatia de pão em uma das entradas superiores do aparelho e baixar a alavanca de acionamento (modelos mais elaborados oferecem outras opções de controle e podem ser manejados de forma diferente). Ao final do processo de aquecimento, a alavanca sobe juntamente com o pão pronto. Caso o pão não esteja de acordo com o gosto do usuário, basta baixar a alavanca novamente, repetindo o processo.

Originalmente, o processo para se tostar o pão não era tão simples assim; as primeiras torradeiras aqueciam um lado do pão por vez, obrigando o usuário a virar o pão.

O pão também pode ser tostado em uma grelha, em um forno ou em outros aparelhos que aqueçam alimentos.