Sanduíche

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde junho de 2014). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Um sanduíche do tipo italiano

Sanduíche (do inglês sandwich), também popularmente chamado de sanduba (português brasileiro) ou sandes (português europeu), é um tipo de alimento que consiste em dois pedaços de pão, entre os quais é colocada carne, queijo ou outro tipo de alimento. Também pode ser feito com um pão inteiro, geralmente de pequenas dimensões.

Os sanduíches são, habitualmente, consumidos ao lanche ou como uma refeição rápida, durante o almoço ou o jantar.

Conforme o historiador Edward Gibbon, este termo teria sido originado em 1762, por causa de John Montagu, quarto conde de Sandwich, aristocrata inglês do século XVIII, que tinha o hábito de comer pedaços de carne entre duas fatias de pão durante as suas intermináveis partidas de uíste.

Daí em diante, o sanduíche, nas suas mais diversas formas, se popularizou internacionalmente, especialmente em países como Inglaterra, Países Baixos, Alemanha, Itália (bruschetta, tramezzino, panino), Estados Unidos (cachorro-quente, hambúrguer).

Um dos parceiros de carteado do conde, James Cook, deu o nome de Sandwich a ilhas do Oceano Pacífico descobertas por ele em 1778; hoje, tais ilhas são chamadas de Havaí. No entanto, existem no Oceano Atlântico, a sudeste da América do Sul, as desabitadas ilhas Sanduíches do Sul.[1]

Recordes[editar | editar código-fonte]

Brasil[editar | editar código-fonte]

Em outubro de 2014, uma lanchonete de Barretos estabeleceu um novo recorde em relação ao maior sanduíche do Brasil, quando produziu um lanche de 55 kg (33 kg a mais do antigo recorde). O evento foi certificado pela RankBrasil e foi divulgado, ao vivo, num programa dominical da emissora SBT[2] .

Guiness[editar | editar código-fonte]

O Guiness registra outros recordes em relação ao prato, que são: o maior número de sanduíches feitos em uma hora, pertence a uma ONG religiosa de uma Igreja Metodista localizada no estado da Geórgia, EUA, quando foram preparados 2.988 sanduíches em um evento beneficente; enquanto o recorde de o maior número de pessoas fazendo sanduíches é da British Sandwich Association de Manchester, na Inglaterra, que reuniu 607 pessoas para a elaboração do prato[3] .

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. "A Rainha que virou pizza" - José Antônio Dias Lopes - Cia. Editora Nacional - 2007
  2. Conheça o sanduba de peso Grupo O Jornal
  3. Igreja faz 2706 sandes numa hora para crianças mal-nutridas e entra no livro Guiness! UCB Notícias
Ícone de esboço Este artigo sobre culinária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Sanduíche