Lanche

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde novembro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Lanche.

Na cultura ocidental, o lanche é uma refeição composta por pequena porção de alimentos, comidos no período da tarde - entre o almoço e o jantar. Também pode ser chamado de merenda ou café da tarde (Brasil). O lanche serve para saciar temporariamente a fome de uma pessoa, prover uma pequena quantidade de energia ou mesmo apenas para satisfazer o paladar. Dentre os principais alimentos dessas refeições, podem-se elencar os bolos, sanduíches, chás e cafés.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

A palavra lanche origina-se de anglicismo lunch, porém, em português, perdeu seu significado original (almoço) e passou a significar merenda, refeição rápida. No Estado de São Paulo e nos estados do sul do Brasil, a palavra é freqüentemente usada como sinônimo de sanduíche. Tal redução vocabular não encontra ressonância em nenhum dicionário, comum ou de usos específicos do português do Brasil.

Exemplos de lanche[editar | editar código-fonte]

Em um lanche brasileiro, podemos encontrar os seguintes alimentos, sozinhos ou em qualquer tipo de combinação, comprados prontos ou feitos em casa:

Bebidas[editar | editar código-fonte]

Comidas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Culinária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.