Paisagem Cultural de Sintra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pix.gif Paisagem Cultural de Sintra *
Welterbe.svg
Património Mundial da UNESCO

Nt-sintra1.jpg
Casario e Paços do Concelho, Sintra
País Portugal
Critérios C(ii) (iv) (v)
Referência 723
Coordenadas 38º 47'N 9º 25'O
Histórico de inscrição
Inscrição 1995  (19ª sessão)
* Nome como inscrito na lista do Património Mundial.

A Paisagem cultural de Sintra é um sítio inscrito em 1995 como Património da Humanidade da UNESCO localizado no município de Sintra, em Portugal. O sítio abrange uma parte da Serra de Sintra e inclui o centro histórico da vila, muitos monumentos históricos e a abundante vegetação natural e exótica dos parques da serra.

Segundo o relatório da UNESCO[1] , "a paisagem cultural de Sintra, com sua serra, é um extraordinário e singular complexo de parques, jardins, quintas, mosteiros e castelos que criam uma arquitetura popular e culta harmonizada com a abundante e exótica vegetação, criando micro-paisagens de beleza exótica e luxuriante."

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Advisory Board Evaluation (PDF) (em inglês) Sítio da UNESCO sobre Sintra: The cultural landscape of Sintra, with its serra, is an extraordinarv and unique complex of parks, gardens, palaces, country houses, monasteries, and castles, which creates a popular and cultural architecture that harmonizes with the exotic and overgrown vegetation, creating micro-landscapes of exotic and luxuriant beauty.''. Whc.unesco.org.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Património de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.