Palácio Nikolayevsky

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O Palácio Nikolaevsky na actualidade.
O Palácio Nikolaevsky em 1861.

O Palácio Nikolaevsky (em russo: Nikolaevsky dvorets, Николаевский дворец) é um palácio em São Petersburgo, na Rússia, situado na esquina da Ploščad' Truda com o Konnagvardeskij Bulvard, não longe da Nova Holanda.

Foi um dos vários palácios desenhados em São Petersburgo por Andreas Stackensneider (1802-1865) para os filhos do czar Nicolau I. O palácio do Grão Duque Nikolai Nikolaievich da Rússia faz parte de um complexo disperso que incorpora uma igreja palatina, uma escola de equitação e vários edifícios exteriores separados da Praça do Trabalho por uma cerca de ferro forjado.

Em 1894, o edifício reverteu para a Coroa e foi transformado no Instituto Xenia Alexandrovna para jovens mulheres da aristocracia (em russo: Kseninskii institut blagorodnykh devits - Ксенинский институт благородных девиц).

Nas memórias de E.M. Almedingen aparece descrito da seguinte forma:

No grande corredor branco revestido era fácil imaginar-se imersos na vida de corte dos fins do século XVIII (...) O palácio, pela sua mole enorme, era esplêndido. Brincámos nos corredores com altos tectos sustentados por colunas coríntias e com paredes decoradas por magníficos painéis de madeira. Lemos e estudámos em salas com belíssimos espelhos (...) Dormimos em salas que estavam adornadas por frágeis afrescos. (...) A esplêndida escadaria levava até à entrada, onde estava um enorme cérbero de porteiro, magnífico nas cores escarlates e ouro, levantado e pronto a servir. As grandes portas de entrada, esplêndidas pela madeira entalhada que suportava os vidros, estavam quase sempre fechadas.


Os Bolcheviques rebaptizaram-no de "Palácio do Trabalho" (Dvorets Truda - Дворец труда) e deram-no aos sindicatos, os quais destruíram algumas partes dos originalmente ecléticos interiores por forma a adaptar o palácio às suas próprias sedes. Em 2004, a união dos sindicatos arrendou uma grande parte do edifício para servir de gabinetes a empreendimentos comerciais.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Belyakova Z.I. - Nikolayevsky dvorets. São Petersburgo, 1997.