Palazzetto di Tizio di Spoleto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vista do palacete.

Palazzetto di Tizio di Spoleto é um palacete maneirista localizado na esquina da Piazza Sant'Eustachio com a Via della Palombella, no rione Sant'Eustachio de Roma.

História e decoração[editar | editar código-fonte]

O palacete foi construído em meados do século XVI para Tizio di Spoleto, mestre de câmara do cardeal Alessandro Farnese, o que explica a presença das flores-de-lis na decoração, um símbolo heráldico dos Farnese[1]. A casa, com dois pisos com cornijas marcapiano decoradas em estuque, janelas proto-barrocas com arquitraves, festões e volutas, apresenta uma fachada decorada com belíssimos afrescos dos irmãos Tadeo[2] e Federico Zuccari[1], ainda hoje bem visíveis e em ótimo estado de conservação, graças também a uma recente restauração; coroando-a está um beiral com mísulas com uma faixa ricamente decorada[2]. Na fachada está também o brasão do papa Pio IV Medici indicando a data de 1549 (o ano de sua eleição) como data do término da construção[3]

Os afrescos entre as janelas do último piso contam a história de Santo Eustáquio, um soldado romano que estava caçando um veado, mas se recusou a matá-lo quando viu uma cruz em sua cabeça. Segundo a tradição, o evento ocorreu em Rupe di Guadagnolo[1]. Entre as cenas estão seu batismo e seu martírio[3]. Outros exemplos de palácios pintados em Roma são o Palazzo Ricci e o Palazzo Milesi[1].

Referências

  1. a b c d «Chiesa di S. Eustachio» (em inglês). Rome Art Lover 
  2. a b «Piazza di Sant'Eustachio» (em italiano). Roma Segreta 
  3. a b «Palazzetto di Tizio da Spoleto» (em italiano). InfoRoma