Parque Nacional De Loonse en Drunense Duinen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Parque Nacional De Loonse en Drunense Duinen
Nationaal Park De Loonse en Drunense Duinen
Categoria II da IUCN (Parque Nacional)
Localização Brabante do Norte, Países Baixos
Dados
Área 35 km²
Criação 2002
Coordenadas 51° 39' N 5° 7' E

O Parque Nacional De Loonse en Drunense Duinen (em neerlandês: Nationaal Park De Loonse en Drunense Duinen) é um parque nacional desde 2002 no sul dos Países Baixos, na província de Brabante do Norte. Tem o tamanho de 35 km² e preserva uma área de floresta temperada de coníferas, dunas e de zona húmida como os pântanos e turfeiras na região de De Brand, próximo a Udenhout, município de Tilburg.

O Parque faz divisa ao norte (de oeste para leste) com os municípios de Waalwijk, Drunen, Nieuwkuijk e 's-Hertogenbosch. Ao sul faz limite com as aldeias de Loon op Zand, Biezenmortel e Udenhout; Tilburg fica a cerca de seis quilômetros. Para o oeste faz divisa com Kaatsheuvel com seu parque temático Efteling.

Turismo[editar | editar código-fonte]

Nas proximidades do Parque podem ser encontrados alojamentos, e duas áreas para acampamentos especialmente adaptadas para a recreação diária. Há áreas para a realização de caminhadas e ciclo vias. Há também rotas nas dunas que podem ser percorridas de charretes. Nos domingos ensolarados as trilhas são muito frequentadas por visitantes que praticam caminhada e ciclismo, especialmente entre o Café De Rustende Jager, em Udenhout e De Drie Linden, em Giersbergen. Até o início da década de 1990 a região nordeste do parque era utilizada para o treinamento militar, e até hoje esta é a parte menos acessível ao turismo.

Administração[editar | editar código-fonte]

O Parque Nacional é gerido pelas organizações Vereniging Natuurmonumenten, Het Brabants Landschap e De Duinboeren, além de voluntários particulares.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências