Pas de la Casa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vista de Pas de la Casa
Grau Roig

Pas de la Casa é um resort e uma estação de esqui em Andorra, na paróquia de Encamp, encontrando-se praticamente sobre a Fronteira Andorra-França.

Seu primeiro elevador para o esqui foi aberto em 1957 e atualmente conta com 31 elevadores, 210 km de pistas e 6,26 km de terreno próprio para esqui. O ponto mais elevado situa-se a 2 640m de altitude. Sua popularidade cresceu com a prática do snowboard. É a estação mais elevada em Andorra, onde há o melhor registro da neve. Integra-se com a estação de Grau Roig. As duas estações fazem parte do sistema de pistas Gran Valira, onde é possível usar os meios mecânicos com um único forfait.

Pas de la Casa tem ligação rodoviária com o resto de Andorra de duas formas: por uma estrada montanhosa que sobe até ao pico chamado Port d' Envalira e daí desce para Canillo, Encamp e Andorra-la-Vella ou através de um moderno túnel que liga Pas de la Casa à estação de Grau Roig, que tem um pedágio (portagem) de cerca de 6 euros (janeiro de 2009).

Além do esqui, Pas de la Casa é um centro de compras.

Uma curiosidade é o idioma. Oficialmente, como em toda a Andorra é o catalão. Mas, enquanto no resto de Andorra o idioma que mais se ouve nas ruas é o catalão e o espanhol, em Pas de la Casa a língua predominantemente nas ruas é o francês.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]