Passo do Galibier

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Colo do Galibier
Col du Galibier
(Passo de montanha)
O grande Galibier visto do colo
País  França
Região Rhone-Alpes.JPG Ródano-Alpes
Altitude 2 643m m
Colo do Galibier Col du Galibier  está localizado em: França
Colo do Galibier
Col du Galibier
Coordenadas 45° 03' 50" N 06° 24' 31" E
Fecha no Inverno

O passo do Galibier é um colo a 2 067 m, liga, via o colo do Telégrafo, as localidades de Saint-Michel-de-Maurienne e Briançon, na França, e está frequentemente fechado de inverno (ver imagens).

O colo encontra-se entre o maciço des Arves no departamento da Saboia e o maciço des Cerces nos Altos Alpes, em França.

História[editar | editar código-fonte]

Uma primeira estrada foi aberta a partir de 1880, e é terminada quando é aberto o túnel cumital em 1891. A estrada sofreu diferentes variantes do traçado, e até 1976 o túnel era o único ponto de passagem a 2.556 m de altitude mas teve de ser fechado por razões de segurança relativas à sua vetustez.

Em 2002, depois de longos trabalhos, o túnel é reaberto e a estrada de acesso novamente modificada e aumentada de mais um quilómetro, durante o qual há passagens com protecção para-avalanche.

Ciclistas[editar | editar código-fonte]

Os ciclistas, não sendo autorizados a passar pelo túnel, têm que passar pelo colo, sem mesmo poder utilizar uma estrada anterior ao cume que é regulado por fogos de trânsito, e de novo proibida aos ciclistas, por ter só 4 m de largura numa forte subida de 370 m.

Sendo este último quilómetro de subida bastaste íngreme é frequentemente utilizado na sequência do Colo do Telégrafo durante a Volta à França em bicicleta.

Construído entre as duas Guerras Mundiais, é de verão um dos colos muito usados pelo Volta à França em bicicleta, e de Inverno faz parte do conjubtoesquiável de [[Val d'Isere ´ ambos no Maciço do Monte Cenis na região de Ródano-Alpes da província da Saboia, em França.

Imagens[editar | editar código-fonte]

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]