Patriotismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nota: Patriota redireciona para esta página. Se procura pelo personagem da Marvel Comics, consulte Patriota (Marvel).
Símbolos patrióticos, como a bandeira e o hino nacional são usados para expressar o patriotismo.

Patriotismo, do grego patriotes (patrício), é o sentimento de orgulho, amor[1],devolução e devoção à pátria, aos seus símbolos (bandeira, hino, brasão, mitos históricos, riquezas naturais, e patrimônios materiais e imaterial)[2]. É razão do amor dos que querem servir o seu país e ser solidário com os seus compatriotas[3].

Ao longo da história, o amor à pátria vinha sendo considerado um simples apego ao solo. Tal noção mudou no século XVIII, que passou a assimilar noções de costumes e tradições, o orgulho da própria história e a devoção ao seu bem-estar[4].

Através de atitudes de devoção para com a sua pátria, pode-se identificar um patriota.

Muitas vezes, o nacionalismo é utilizado como seu sinônimo. Porém, podemos dizer que o nacionalismo é considerado uma ideologia ou um idealismo que leva as pessoas a serem patriotas.

Ser um nacionalista não implica algum ponto de vista político particular, à excepção de uma opinião da nação como um princípio organizado fundamentalmente na política.

Agora, ser um patriota implica fazer algo de bom pelo seu país ou nação.

O historiador Lord Acton, afirmou que patriotismo prende-se com os deveres morais que temos para com a comunidade política[5][6].

Patriotismo é o espírito de solidariedade entre pessoas que tenham interesses comuns, constituindo um Estado, e que, ao viver sob mesmas leis, as respeitem com ânimo maior que o ânimo que empregam na defesa de interesses privados e ambições particulares, sem avareza. Estas pessoas consideram que suas riquezas particulares e seu bem-estar também constituem um tesouro público, e, por outro lado, policiam para que o tesouro realmente público não se torne património de particulares. É um sentimento que, ao lado das leis, sustentam um Governo. Toda vez que tais pessoas deixam de cumprir as leis, elas enfraquecem o Estado e, consequente e contraditoriamente, sua própria liberdade.

No entanto há quem sugere que o verdadeiro patriotismo, ao traduzir-se no impulso para defender a pátria, pode e deve estar contra uma injusta opressão estatal[7] principalmente quando esteja a tomar medidas que põem em risco a independência nacional e a sua autodeterminação.

Há diferentes tipos de patriotismo, e diferentes pessoas que são patriotas, diferentes maneiras de mostrar como são devotos ao seu lugar de origem:

  • Cultura: cantores, compositores e poetas, que são famosos no mundo inteiro, espalham o encanto do país em que vivem. E não negam suas raízes;
  • Guerra: pessoas que se oferecem ou são rigorosamente selecionadas para defenderem seu país em uma guerra.
  • desportos: há grande parte da população que tem orgulho de sua pátria quando ela está representada por atletas do seu país em competição;

Referências

Ver também

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Patriotismo
Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.