Pediculus humanus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaPediculus humanus
Pediculus humanus capitis

Pediculus humanus capitis
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Phthiraptera
Família: Pediculidae
Género: Pediculus
Espécie: P. humanus
Nome binomial
Pediculus humanus
Linnaeus, 1758

Nome científico do piolho, causador da pediculose. A variedade conhecida popularmente como "muquirana" é um inseto sem asas com corpo dividido claramente em cabeça, tórax e abdome (ao contrário do piolho genital). O seu ovo fixa-se ao fio de cabelo por uma substância pegajosa, assumindo a forma vulgarmente conhecida como lêndea; usualmente as lêndeas podem ser encontradas aderidas as fibras dos tecidos das roupas, assim como o próprio inseto.

O ciclo é autoxênico e inicia com a ovipostura. Os ovos necessitam de 4 a 14 dias para completarem a incubação. Após a eclosão, surgem as ninfas, que atingem o estádio adulto em 2 semanas. A maturidade sexual nos adultos ocorre em 4 horas, com cópula imediata. Sobrevivem de 3 a 4 semanas; ovipostura de aproximadamente 300 ovos.

Causadores da pediculose do corpo, encontram-se principalmente nas dobras do corpo presos à roupa; suas picadas causam inflamação aguda da pele e prurido, além de serem responsáveis pela transmissão de várias doenças infecciosas como o tifo, a febre recorrente e a febre das trincheiras.

O simples hábito de trocar e lavar regularmente as roupas (com água quente e detergentes) foi suficiente para diminuir drasticamente a incidência dessa parasitose no homem.

Pediculofobia[editar | editar código-fonte]

Pediculofobia (lat. Pediculus, piolho, e gr. Fobia, medo) Medo de piolhos.

Pediculose[editar | editar código-fonte]

Doença parasitária causada por piolhos. No homem a infestação é causada pelo Pediculus humanus, que pode ser encontrado no couro cabeludo (Pediculus humanus capitis) e no corpo (Pediculus humanus humanus), e pelo Pthirus pubis que causa a pediculose pubiana. A pediculose também é muito comum nos animais, sendo causada por uma grande variedade de espécies específicas.