Pedro Pinciroli Júnior

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Pedro Pinciroli Júnior (São Paulo, 1943) é formado em engenheira elétrica pela Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo) e engenharia mecânica pelo Instituto de Tecnologia Mauá, com MBA pela “University of California”, Berkeley - USA. Trabalhou como executivo na área da comunicação impressa[1], é empresário e ex-atleta profissional de polo aquático[2].

O Executivo

Na mídia, foi Diretor Superintendente e membro do Conselho Superior da Empresa Folha da Manhã, que edita o jornal Folha de S. Paulo, atuando diretamente com o Sr. Otávio Frias de Oliveira e participando ativamente do desenvolvimento e evolução do jornal. Pedro também foi idealizador, fundador e implementador do Universo Online (UOL) tendo presidido seu Conselho de Administração de 1996 a 1999, sendo um dos fundadores do portal que atualmente é o maior provedor de conteúdo em língua portuguesa do mundo e de acesso à Internet do Brasil. Deixou a empresa em 1998 para se dedicar a projetos pessoais.

No biênio 1991/1992 presidiu[3] a ANJ - Associação Nacional de Jornais -, que tem como bandeira a defesa da liberdade de expressão do pensamento e da propaganda, e do funcionamento sem restrições da imprensa, observados os princípios de responsabilidade. Foi um dos idealizadores do Código de Ética da ANJ. Após o biênio como presidente, ainda se manteve como vice-presidente até 1999, atuando, sobretudo junto aos Comitês de Liberdade de Expressão[4], Tecnologia e Operações, Mercado Leitor e Relações Internacionais. Foi o responsável pelo lançamento do programa "Jornal da Educação", tendo participado de vários congressos nacionais e internacionais voltado ao tema, como palestrante e conselheiro.

O Atleta

Como atleta, participou de duas edições dos Jogos Olímpicos[2] como jogador de polo aquático (1964 - Tóquio e 1968 - México) que lhe deixaram marcas profundas em sua mente e corpo, criando um quadro de referências que domina a maneira pela qual age e pense.

Participou dos Jogos Pan-Americanos de 1967[5], realizados em Winnipeg, Canadá, ocasião em que o Brasil foi Vice-Campeão, sendo o goleador deste campeonato.

  1. «Folha de S.Paulo - Grupo Folha anuncia mudança na composição da diretoria - 13/11/98». www1.folha.uol.com.br. Consultado em 22 de novembro de 2018 
  2. a b «Pedro PINCIROLI JUNIOR - Olympic Water Polo | Brazil». International Olympic Committee (em inglês). 11 de junho de 2016 
  3. ANJ. «Presidentes» 
  4. «A ANJ faz relatório sobre a liberdade de imprensa no país» 
  5. «Polo aquático nos Jogos Pan-Americanos de 1967». Wikipédia, a enciclopédia livre. 21 de novembro de 2018