Peixe-espada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaPeixe-espada
Atlantic cutlassfish.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Perciformes
Família: Trichiuridae
Género: Trichiurus
Espécie: T. lepturus
Nome binomial
Trichiurus lepturus
( Lineu, 1758)

O Peixe-espada (Trichiurus lepturus) é um peixe teleósteo, perciforme, da família dos triquiurídeos, das regiões tropicais e temperadas dos oceanos.

Chega a atingir até 3,5 m de comprimento, possuindo corpo alongado com a cabeça cônica e a cauda pontiaguda (semelhante a uma espada), boca prognata com fortes dentes, nadadeira dorsal inteiriça e anal com espinhos. É muito encontrado no comércio e também na pesca esportiva.

Como o atum,o peixe-espada pertence ao grupo dos peixes azuis, que possuem maior quantidade de gordura ômega-3, parecida com a vegetal, de tão saudável. A carne deles também contém mais selênio do que a dos peixes brancos.

O espadarte é por vezes chamado erroneamente de peixe-espada.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

O género usado Aphanopus carbo, chamado "espada" é um peixe muito apreciado na Região Autónoma da Madeira, onde é capturado e abundantemente consumido. São vários os pratos tradicionais madeirenses que têm como ingrediente este peixe, sendo famoso o de peixe espada acompanhado por banana.

Este peixe existe justamente em águas frias no oceano atlântico.se alimenta de peixes menores,principalmente de sardinha.tem o habito de nadar na superficie a noite e no fundo durante o dia.esse tipo de peixe é atraido por qualquer tipo de luz,por isto a sua pescaria é feita com bóia luminosa e chicote de aço,pois sua mandibula tem o poder ate de cortar o mesmo.salvando o cuidado em manuseio do mesmo,pois poderá ate decepar um dedo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre peixes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.