Pelada (futebol)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pelada.
Um campo simples de pelada, em Caldas Novas, Goiás.

Pelada, também chamada peladinha[1][2], ou ainda conhecida no Brasil como racha, rachão, baba (termo geralmente utilizado na Bahia, Pernambuco[3][4] e Sergipe) é o nome dado a uma partida recreativa de futebol (e outros esportes) com regras livres, normalmente sem a preocupação com tamanhos de quadra/campo, condição dos calçados e uniformes, marcações básicas (pequena e grande área, circulo central), impedimentos, faltas, tempo de jogo (muitas vezes as partidas são definidas em numero de gols), sendo tudo resolvido em consenso pelos jogadores.

Com objetivo lúdico, a pelada é a instância mais amadora do futebol, sendo praticada em qualquer espaço livre que permita a movimentação de 11 jogadores cada time ou menos

Existe divergência quanto a origem do nome. Alguns dizem que o termo pelada é originário de "péla", assim chamada as bolas de couro ou borracha, palavra derivada do latim vulgar pilella (diminutivo de pila) que significa bola ou novelo de . Outros dizem que o termo se deve à ausência de grama no terreno onde costumam ser realizadas as partidas, admitindo a comparação do termo "pelada" com "terreno desnudo" ou de "terra pelada".[5] [6]

No Brasil, uma pelada é uma gíria também utilizada pelos torcedores para designar uma partida profissional de baixa qualidade técnica/tática ou desinteressante. O termo futebol de várzea é por vezes usado como uma versão paulista do termo pelada[7], ainda que a pelada seja mais ampla, podendo abranger também partidas informais, no campo, no futebol soçaite, futebol de salão, futebol de areia e futebol de rua, enquanto o futebol de várzea é mais direcionado ao futebol de onze jogadores.

O Peladão, com alguma sofistificação e regras próprias, é um dos maiores torneios de futebol amador do mundo com mais de 500 equipes participantes. É realizado em Manaus, Brasil, desde 1973.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Este artigo sobre futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.