Pentâmetro iâmbico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Pentâmetro iâmbico é um tipo de métrica que é utilizado em poesia e em drama. Descreve um determinado ritmo que as palavras estabelecem em cada verso. Esse ritmo é medido em pequenos grupos de sílabas; estes pequenos grupos são chamados "". A palavra iâmbico descreve o tipo de pé que é utilizado. A palavra pentâmetro indica que um verso tem cinco pés.

Diferentes idiomas expressam o ritmo de diferentes formas. Na Grécia Antiga e no latim, o ritmo é criado através da alternância das sílabas longas e curtas. Em inglês, o ritmo é criado através do uso da tonicidade, alternando entre as sílabas tônicas e não-tônicas. Uma sílaba não-tônica anglófona é equivalente a uma sílaba curta clássica sílaba, ao passo que uma sílaba tônica anglófona é equivalente a uma sílaba longa clássica.

Pentâmetro iâmbico é, portanto, um verso composto por cinco pares de sílabas curtas/longas, ou sílabas átonas/tônicas. Se o padrão de curto/longo ou átono/tônico viesse a ser invertido, produzindo um verso de cinco pares de longo/curto, ou tônico/átono não acentuado, esse verso seria descrito como um exemplo de pentâmetro trocaico. Um troqueu (DUM - de) é o oposto de um iambo (de - DUM).[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Hugh Cook. Iambic Pentameter (em inglês) Zenvirus.. Página visitada em 06/10/2008.
Ícone de esboço Este artigo sobre literatura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.